2009 - 400 anos das observações de Galileu e 200 anos do nascimento de Charles Darwin





O ano que está se iniciando hoje vai ser comemorado 400 anos das primeiras observações de Galileu com sua luneta e 200 anos do nascimento de Charles Darwin.

No ano de 1609 Galileu recebeu um manuscrito que descrevia um instrumento que permitia enxergar objetos distantes como estivessem próximos. Ele construi o seu próprio instrumento e revolucionou a maneira que enetendemos o universo. As observações de Galileu foram relatadas no Livro "O mensageiro das Estrelas", que entre várias coisas ele mostra a existência das luas de Júpiter e de montanhas da na Lua, que foi publicado em 1610. As suas observações foram de fundamental importância para a defesa do modelo heliocêntrico.

No dia 12 de fevereiro de 1809 nascia Charles Darwin que a partir de sua viagem feita no navio HMS Beagle que durou entre 1831 a 1836. A partir das observações feitas nessa viagem permitiu que ele elaborasse a chamada Teoria da Evolução, publicada no seu famoso livro "A Origem das Espécies". Neste livro ele apresenta a idéia da evolução a partir de um ancestral comum, através do processo de seleção natural. Muito antes da genética ou da biologia molecular, esta idéia nos explica a diversidade de espécies na natureza.




Dois grandes homens da história da humanidade. Um tentava entender o universo olhando para as estrelas e outro observando a diversidade do nosso mundo. Duas mentes brilhantes, não compreendidas em seutempo, mas que produziram idéias que se tornaram eternas.



O Ano de 2009 foi considerado como o Ano Internacional da Astronomia.

Comentários

  1. Anônimo12:03 AM

    Blog fantástico ! Já entrou para minha rota de leituras.

    Vida longa :)

    Meire Gomes

    ResponderExcluir
  2. Já estou recomendando no meu blog como parceria!!! Aceita?

    me adciona tb! beijos

    ResponderExcluir
  3. Cara Meire,
    Obrigado pelo comentário,
    Estou respondendo apenas agora pois estive de férias
    um grande abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  4. Cara Kaká
    Vou incluir o seu blog
    Um grande abraço
    Adilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas