O Sol não nasce no Leste

No dia 21 de junho passado começou o solstício de inverno, que marca a estação na qual temos a parte iluminada do dia mais curta. Dependendo da região na qual esteja, o Sol nasce bem depois das 6h00 da manhã e se põe antes das 18h00. Na época do sollstício verão, ao contrário, temos o nascimento do Sol bem mais cedo e o se ocaso bem mais tarde. Embora o inverno é a época que temos as temperaturas mais baixas, nem sempre isso é observado da mesma maneira ao longo do país, como também temos dias muito frios na época do verão..
A palava solstício quer dizer "Sol parado", ou seja, ao longo do ano o nascer e o pôr do Sol se modifica diariamente. No dia do solstício de inverno o Sol para de se deslocar na direção do Norte e começa a voltar para o Leste, e somente no dia do equinócio da primavera  do hemisfério Sul (para o hemisfério Norte é o equinócio de outono), que o Sol nascerá e no Leste e se porá no Oeste.
Esse fenômeno ocorre devido ao fato que o eixo de rotação da Terra está inclinado em cerca de 23 graus em relação a uma reta perpendicular ao plano de órbita da Terra ao redor do Sol, como mostra a Figura abaixo.

Representação da órbita terrestre, indicando a posição da Terra em relação ao Sol nas datas dos equinócios e solstíticos. As proporções estão fora de escala
Percebemos na ilustração acima o porque dos dias serem mais iluminados no verão e menos no inverno.
Embora conhecemos isso há milhares de anos, percebemos que a maioria das pessoas ainda crê que o Sol nasce no Leste e isso poderia ser um guia seguro para orientação. Para mais detalhes sobre isso, veja a minha coluna no Ciência Hoje on-line que discuto isso: "Das estrelas ao GPS"

Na pequena enquete que fiz no Blog, que não tem validade estatística tive as seguintes respostas para a pergunta:


Onde ocorre o nascente e o poente do Sol?

sempre no leste e no oeste
  24 (54%)
 
sempre no norte e no sul
  1 (2%)
 
nunca pensei nisso
  2 (4%)
 
se modifica ao longo do ano
  17 (38%)
 
total de votantes: 44 

Nessa pequena amostragem verifiquei que mais da metade das pessoas que responderam a enquete (54%) acha que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Apenas 44 pessoas responderam à pesquisa que ficou mais de 30 dias no ar. Nesse período o Blog teve na ordem de 4000 acessos.
De fato, essa é uma bandeira que eu luto muito para divulgar. Ainda encontramos livros didáticos (inclusive nos aprovados pelo MEC) a informação para se orientar através da posição do Sol no céu, baseando-se no fato que ele nasce sempre no Leste. Sabe-se disso há mais de 4000 anos, mas ainda ensinamos isso (principalmente na educação infantil) de forma equivocada.


Comentários

  1. Poxa, isso é válido! Infelizmente, o MEC quer mais é que a educação retroceda. Afinal, quem vai às urnas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. O sol sempre se movimenta do leste para o oeste. O que muda é sua angulação, somente isso. O arco.fica.menor quando nos aproximamos do solstício de inverno, ou seja, da a falsa impressão de que ele nasce ao norte. Quando na verdade ele nasce a leste, mas com um arco menor. Dia mais curto.

      Excluir
  2. Cara Anisia
    Obrigado pelo comentário, pois realmente precisamos combater essa falta de conhecimento,
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. Uau eu não sabia, que postagem mas cientificamente geografica.
    Muito bom continue assim

    ResponderExcluir
  4. Cara Larissa!
    Espero que você tenha aprendido mais essa! E muitas outras coisas que eu possa lhe ensinar!!!
    Um beijão
    Adilson

    ResponderExcluir
  5. Ester4:06 PM

    Uau!
    Você é muito inteligente!
    Manda um pouquinho pra mim pelo correio!
    KKKKK
    Valeu
    Seu site é D+ indicarei a todos da minha classe!
    Abraços! '.'

    ResponderExcluir
  6. Cara Ester.
    Obrigado pelo comentário.
    Aproveite sempre o blog. Aproveite e conheça o Blog da Laura (veja o link aoi lado). Ela é uma menina como vc e que faz coisas muito legais,
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:33 PM

      Aprendi muitas coisas com seu blog graças a vc so tiro dez

      Excluir
  7. Na quinta linha está escrito erradamente " Embora o inverno é a época que temos as temperaturas mais baixas..." O correto é "Embora o inverno SEJA a época EM que temos as temperaturas mais baixas"...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1:45 PM

    Muito boa explicação.

    Dessa maneira como se orientar através do nascer do sol buscando os pontos cardeais? Como por exemplo: Na minha casa, aonde é o norte, sul, leste e oeste? Já que quando criança aprendemos a nos orientar através do nascer do sol ("leste")!.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é preciso ter cuidado com as orientações por fenômenos que mudam com o tempo. Desde antiguidade essa orientação pode ser feita por um gnomon que é simplesmente uma vareta fincada em uma superfície plana. Basta marcar a ponta da sombra da vareta na parte da manhã em duas ou três horas diferentes. Em cada ponto traça-se uma circunferência centrada na vareta (quanto mais próximo do meio dia menor é a sombra). Depois disso na parte da tarde basta marcar a sombra quando ela tocar a circunferência. A metade do ângulo formado indica a direção norte-sul.
      para mais detalhes veja o texto que eu escrevi no livro "Coleção Explorando Ensino - volume 18"
      "Conhecendo o céu do cotidiano". Pode ser acessado nesse link
      http://www.scribd.com/doc/86144929/8/Conhecendo-o-ceu-no-seu-cotidiano
      ou baixar o livro todo no site do MEC

      Excluir
  9. ADILSON, TRABALHO NAS SÉRIES INICIAIS E GOSTARIA DE SABER A MELHOR MANEIRA (A MAIS SIMPLES) PARA EXPLICAR ESSE CONCEITO PARA ELES.
    AGUARDO RESPOSTA.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran,
      veja a resposta acima. Como sugestão veja os capítulos desse livro que o MEC editou.
      O capítulo que eu escrevi é "Conhecendo o céu do cotidiano"
      Pode ser acessado nesse link
      http://www.scribd.com/doc/86144929/8/Conhecendo-o-ceu-no-seu-cotidiano
      ou baixar o livro todo no site do MEC

      Excluir
    2. Anônimo5:25 PM

      jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjooooooooooooootttttttt

      Excluir
  10. vim para aki por conta do professor falar q para se localizar é só olhar para o sol,pq ele sempre nasce no leste e se poem no oeste,mas na minha cabeça eu sabia q isso estava errado(nunca pesquisei sobre o assunto),pq o eixo da terra é enclinado,e eu surfo ,e os melhores horários para se surfar são de manhazinha e ao entardecer(por conta das boas ondas),e eu percebia q nem sempre o sol nascia no mesmolugar e nem sempre e ele punha no mesmo lugar.Ai pesquisei no google e vim parar aki,agora tenho um argumento decente para defender a tese de q o sol nem sempre nasce no leste :D
    vlw,muito bom seu texto,rapido e objetivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Zoio surf.
      Se quiser saber mais detalhes veja o texto que eu escrevi no livro "Coleção Explorando Ensino - volume 18"
      "Conhecendo o céu do cotidiano". Pode ser acessado nesse link
      http://www.scribd.com/doc/86144929/8/Conhecendo-o-ceu-no-seu-cotidiano
      ou baixar o livro todo no site do MEC

      Excluir
    2. raimundo12:22 PM

      Olá Adilson, talvez eu não tenha entendido direito, mas acho que não ficou bem clara a questão: 0 que se pode afirmar ? finalmente : onde o sol nasce e se põe, possível ser mais claro?
      Quero aproveitar para lhe dar parabens por nos dar a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos.
      Parabens.













      Excluir
    3. Olá Raimundo,
      A posição de nascimento do Sol depende da época do ano. Apenas no dia de inicio da primavera e do verão ele nasce no exatamente no ponto cardeal Leste (que é diferente do Leste magnético). No Inverno ele vai nascendo mais ao norte do Leste e no verão mais ao Sul. Essa variação é devida ao movimento anual da Terra ao redor do Sol. Portanto, o Sol não nasce e nem se põe no mesmo lugar todos os dias. De uma olhada nesse texto http://pordentrodaciencia.blogspot.com/2005/09/novamente-os-problemas-com-orientaes.html

      Veja como é arraigado no senso comum o fato do Sol nascer no Leste e se pôr no Oeste. Até já caiu no ENEM.
      Um abraço
      Adilson

      Excluir
  11. Anônimo2:11 PM

    As coordenadas são pontos fixos

    leste...vai ser sempre leste...oeste sempre oeste...a assim por diante

    Nao importa o movimento que a Terra faça

    se eu virar de ponta cabeça.....o leste vai ser sempre leste

    ResponderExcluir
  12. Pois é, entrei no seu site para verificar sobre esta dúvida. No meu tempo aprendi que nascia no norte, mas agora minha neta quando cursava a 3a. série afirma que está escrito nos livros didáticos que nasce no leste. Confesso que fiquei meio em dúvida já que faz muito tempo que aprendi assim...rsrsr! Ainda bem que agora tenho como comprovar o que contestei com ela, Obrigada e parabéns por seu site, com certeza me será muito útil na ajuda dos trabalhos de escola.

    Dora Pagliarani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:02 PM

      Nossa, ta ruim em, sol nascer no norte? Ao leste tudo bem, pois é o que mais aparenta, mas ao norte?

      Excluir
    2. Saia desta condição de anônimo, para se ter direito pelo menos a uma resposta... E mais, se não concorda com a defesa do autor do blog ( muitíssimo inteligente por sinal ) pelo menos respeite os leitores e o blogueiro. Manda o seu Blog para que possamos tentar entender o que passa nesta " caixola "...

      Excluir
  13. Anônimo12:34 PM

    Cara sou técnico de edificações e uso o sol para fazer referência nos trabalhos devido a orientação magnética Não se eficaz e é emcrivel como existe variação da posição onde nasce o sol gostei da pesquisa e do trabalho esta fazendo

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:36 PM

    Cara sou técnico de edificações e uso o sol para fazer referência nos trabalhos devido a orientação magnética Não se eficaz e é emcrivel como existe variação da posição onde nasce o sol gostei da pesquisa e do trabalho esta fazendo

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12:00 PM

    NA MINHA ESCOLA DIS Q O SOL NAICE DO LESTE EA MELHO ESCOLA DA CIDADE DE NITEROI

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2:26 PM

    Não seria ainda nascer no Leste? Se ele oscila um pouco ao norte do "Leste" e um pouco ao sul do "Leste", ainda assim o cardeal que se impõe é o Leste. Claro que, desconsiderando os colaterais. Ainda vejo que entre os cardeais, somente prevalece nascer próximo ao Leste descartando nascer próximo aos demais cardeais. Posso dizer isto?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2:00 PM

    não concordo de jeito nenhum

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3:06 AM

    proto! entao,de maneira geral é a leste msm ,pq se ele varia sempre dentro do leste entao concluo q de maneira geral pode-se dizer q é a leste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta dificil?
      Esta certo do jeito que aprendemos.
      Pois para quem esta perdido,nao lmporta se abaixo ou acima, continua sendo leste

      Excluir
  19. Anônimo7:04 AM

    Discordo dos últimos comentários, pois se é para referir-se à quem está perdido uma pequena variação na ROSA-DOS-VENTOS e você vai errar quilômetros do seu destino. Então, não desvirtuando o assunto, na minha opinião as escolas deveriam trocar suas metodologias de ensino, ao contrário de estabelecerem regras deveriam ensinar a cada aluno como se orientarem através de recursos próprios, isto é, a criarem seus métodos no exato momento em que precisarem(ex; através da sombra), não seria tudo bem mais simples e até eficaz?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5:51 PM

    Por observação vejo que o sol, atualmente, junho 2014, se põe à Noroeste. A mudança em graus eu não sei dizer mas a diferença é muito grande em comparação com o verão. Isso me assustou pois nunca havia notado e como agora moro em um lugar onde vejo o pôr-do-sol todos os dias percebi a grande diferença. Sempre aprendi Leste e Oeste para o nascente e o poente.
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Elaine,
      Para você ver que muitas coisas a gente aprende e não questiona. Por isso é importante sempre estar atento para sempre questionar o que aprendemos. O questionamento é que leva ao aprendizado
      Um grande abraço
      Adilson

      Excluir
  21. Anônimo9:00 PM

    Esse ano,observei o pôr do sol quase todos os dias, e hj me assustei ao perceber que sua posição no horizonte estava bem mais pra esquerda de onde estou acostumada a ver!

    ResponderExcluir
  22. Fabrizio10:51 AM

    Complementando as informações do professor Adilson, o sol "transitará" nos céus no máximo entre os limites dos trópicos de Câncer e Capricónio. Daí que o sol "nasce" mais ao norte do leste no inverno (Hemisfério Sul), depois "volta" para Leste e, em seguida,"vai" rumo mais ao Sul do Leste no verão (Hemisfério Sul), "voltando" a leste no próximo Equinócio e assim por diante. Essa movimentação, portanto, nunca ultrapassa os limites dos trópicos e, por isso, o sol nunca "nasce" no Norte Magnético e se "põe" no Sul magnético. As linhas curvas dos trópicos retratam fielmente a curva que sol "faz" em nosso firmamento ao longo de um ano, com variações de angulação dependendo da latitude onde o observador se encontra na Terra. Por Exemplo: Um observador que esteja no Trópico de Capricónio perceberá mudanças de altura do sol muito mais acentuadas do que alguém que se encontra na linha do Equador.Obs.: coloquei em aspas toda palavra que sugere que o sol se movimenta, pois seu movimento, como todos sabem, é apenas aparente.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7:07 PM

    Gostaria de saber qual a movimentação aparente do sol no polo Norte terrestre, quando é solsticio de verão ? Espero que responda.

    ResponderExcluir
  24. Jordão11:53 PM

    Eu uso o aplicativo para celular chamado sunsurveyor que mostra a trajetória do sol no local e hora que estamos. Sou corretor e gosto de mostrar aos meus clientes onde o sol vai nascer em relação ao imóvel visitado. E para quem não é cientista, sugiro continuar com a ideia de que o sol nasce no leste, mesmo que durante o ano haja uma pequena diferença para nordeste. Com certeza não é no sul nem no norte.

    ResponderExcluir
  25. Tenho 46 anos e hoje que li uma explicação lógica é bem detalhada obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  26. Joãozinho da Maré
    Era uma vez um moleque chamado Joãozinho que morava na favela da Maré, no Rio
    de Janeiro. (...) Dali de sua favela ele podia ver uma das grandes Universidades onde, segundo
    lhe contavam, existiam uns verdadeiros "crânios" e onde se fazia Ciência (...) e podia ver o
    aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Isso oferecia ao menino a oportunidade de ver
    imensos aviões chegando e saindo. Era o que mais fascinava os olhos do moleque. (...)
    Talvez por frequentar pouco a escola, por observar aviões e o mundo que o rodeia,
    Joãozinho seja um sobrevivente de nosso sistema educacional. Ele ainda não perdera aquela
    curiosidade de todas as crianças, aquela vontade de saber os "como" e os "porquês",
    especialmente em relação às coisas da natureza. O moleque ainda tinha e sentia aquele gosto
    de descobrir e de saber, que se vai extinguindo, quase sempre, à medida que se vai
    freqüentando a escola. Também, não há curiosidade que agüente aquela decoreba sobre
    corpo humano, por exemplo, e apresentada como CIÊNCIA.
    Além da chatice da aula sobre "cabeça, tronco e membros", Joãozinho andava meio
    arisco com sua professora e com as aulas de Ciências.
    Conforme "manda o programa", a professora havia ensinado coisas como a Terra, o Sol,
    Pontos Cardeais etc. Ela havia dito que era importante que eles soubessem os Pontos
    Cardeais. (...) Em seguida, a professora ditara o "ponto" com as definições e características de
    cada um dos pontos, acrescentando:
    - A gente acha esses pontos fazendo assim: estende-se bem os dois braços, horizontalmente,
    para o lado. Depois, a gente vira o braço direito para o ponto em que o Sol nasce no horizonte.
    Esse ponto é o ponto Leste. O braço esquerdo estará apontando para o ponto Oeste. Bem em
    frente fica o ponto Norte e atrás de nós estará o ponto Sul.
    De assuntos como esse, até que o Joãozinho gostava.
    Ele morava num barraco sem janelas, ou melhor, com aberturas que só eram tapadas
    provisoriamente quando chovia. Quando não chovia, tadas as “janela” do barraco permaneciam
    abertas. Isso fazia com que Joãozinho e os irmãos fossem todos os dias, acordados com o Sol
    entrando pelo barraco, iluminando suas caras logo de manhãzinha. Para o nosso herói estava
    na cara que o Sol, ao longo do ano, vai mudando o lugar em que aparece no horizonte.
    Joãozinho também tinha percebido que essa diferença é enorme. Essa grande diferença ainda
    mais fácil de ser percebida devido às montanhas (...) das quais o sol parecia sair. Por volta do
    fim do ano o sol nascia mais para as bandas do Pão de Açúcar. No meio do ano o sol nascia
    mais para as bandas do Dedo de Deus (Serra dos Órgãos). (...) A diferença dos pontos em que
    nasce o sol. Vistos de seu barraco, era evidente (...)
    - Fessora.
    - Que é, Joãozinho?
    - Qualé o ponto Leste que a gente devemos usar?
    - Ponto Leste só tem um, Joãozinho.
    - A Sinhora num falo qui é o lugar onde o Sol sai?
    - Falei, e daí, Joãozinho?
    - É que a gente vemos o Sol nasce sempre em lugar diferente. Se o ponto Leste é onde sai o
    Sol, então ele (ponto Leste) tá mudando, num tá, Fessora?
    -Joãozinho, você está atrapalhando minha aula. Desse jeito, não posso dar o meu programa. É
    assim como já ensinei.
    Trate de estudar mais e atrapalhar menos.

    ResponderExcluir
  27. Após a leitura do texto O Joãozinho da maré eu tenho duas perguntas a fazer.

    1- Como explicar para Joãozinho a variação do ponto leste?

    2-Como e quando ocorre o sol a pino?

    *OBS: Joãozinho é uma criança.
    Aguardo a resposta. Abraço!

    -Fessora.
    - Que é, Joãozinho?
    - Qualé o ponto Leste que a gente devemos usar?
    - Ponto Leste só tem um, Joãozinho.
    - A Sinhora num falo qui é o lugar onde o Sol sai?
    - Falei, e daí, Joãozinho?
    - É que a gente vemos o Sol nasce sempre em lugar diferente. Se o ponto Leste é onde sai o
    Sol, então ele (ponto Leste) tá mudando, num tá, Fessora?
    -Joãozinho, você está atrapalhando minha aula. Desse jeito, não posso dar o meu programa. É
    assim como já ensinei.
    Trate de estudar mais e atrapalhar menos.


    ResponderExcluir
  28. Após a leitura do texto O Joãozinho da maré eu tenho duas perguntas a fazer.

    1- Como explicar para Joãozinho a variação do ponto leste?

    2-Como e quando ocorre o sol a pino?

    *OBS: Joãozinho é uma criança.
    Aguardo a resposta. Abraço!

    -Fessora.
    - Que é, Joãozinho?
    - Qualé o ponto Leste que a gente devemos usar?
    - Ponto Leste só tem um, Joãozinho.
    - A Sinhora num falo qui é o lugar onde o Sol sai?
    - Falei, e daí, Joãozinho?
    - É que a gente vemos o Sol nasce sempre em lugar diferente. Se o ponto Leste é onde sai o
    Sol, então ele (ponto Leste) tá mudando, num tá, Fessora?
    -Joãozinho, você está atrapalhando minha aula. Desse jeito, não posso dar o meu programa. É
    assim como já ensinei.
    Trate de estudar mais e atrapalhar menos.


    ResponderExcluir
  29. 1- Qual a variação do ponto leste?

    2-Como e quando ocorre o sol a pino?

    ResponderExcluir
  30. 1- Qual a variação do ponto leste?

    2-Como e quando ocorre o sol a pino?

    ResponderExcluir
  31. 1- Qual a variação do ponto leste?

    2-Como e quando ocorre o sol a pino?

    ResponderExcluir
  32. smaha9:16 AM

    bem , eu sou pescador antigo , agora eu não consigo mais voltar para casa , o sol mudou de posição , eu olhava para o sol a tarde , e sempre navegava para o norte , para chegar a costa do do Brasil agora se eu olhar para o sol a Tarde e navegar para o norte , vou chegar na Africa

    ResponderExcluir
  33. Anônimo10:41 AM

    Ao invés de explicar, só colocou mais informações..ficou uma bagunça. Tem que dar as estatísticas...explicação horrível

    ResponderExcluir
  34. O conteúdo usado na educacao infantil e fundamental é utilizado na orientação de onde podemos está ou iremos, através do sol. Portanto não se encontra erro na maneira de ensino. A unica afirmação que não podem dar é de dizer que o sol sempre se encontra no seu ponto cardeal citado. ( quando nasce- leste e quando se poe- oeste)

    ResponderExcluir
  35. A diferença máxima entre o ponto cardeal leste e nascer do sol é de 23° para o norte em um solstício, e 23° para o sul no outro, coincidindo exatamente com o ponto cardeal nos equinócios, acontecendo o mesmo ao oeste. Ou seja, é uma diferença muito pequena para afirmar que o sol não nasce no leste, e não morre no oeste. Considerando a média no ano, de 12° para cada lado.

    ResponderExcluir
  36. It’s truly a nice and helpful piece of information. I’m happy that you simply shared this helpful information with us.


    온라인카지노

    ResponderExcluir
  37. I am awed by the information that you have on this blog. It exhibits how well you appreciate this subject. 룰렛

    ResponderExcluir
  38. 카지노사이트12:16 AM

    Your post has really helped me a lot. I live in a different country than you, but I believe it will help a lot in my country. 카지노사이트 Thank you very much. Can I refer to your post on my website? Your post touched me a lot and helped me a lot. If you have any questions, please visit my site and read what kind of posts I am posting. I am sure it will be interesting.


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas