O sonho de Ícaro
http://educacao.aol.com.br/colunistas/adilson_oliveira/0024.adp
Alcançar o espaço e as estrelas é um sonho antigo da humanidade. Praticamente todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Esse local era normalmente designado como a morada dos deuses. Muitos povos consideravam que as constelações eram representações dos seus mitos e lendas. Dessa forma, o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses.
Entretanto, o espírito humano de vencer limites e barreiras nos impulsionou a superar as nossas limitações e buscou meios para atingirmos o céu. Um exemplo desse desejo é a interessante história sobre Dédalo, relatada na mitologia grega.
Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto que o rei Minos aprisionava o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado a medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Como o rei tinha deixado guardas vigiando as saídas, Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera. Antes de levantar vôo, o pai recomendou a Ícaro que quando ambos estivessem voando não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto da previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.
Nos dias de hoje sabemos que é impossível voarmos com asas como imaginou Dédalo. Na realidade, o fato de Ícaro ter voado mais alto não derreteria a cera das asas, mas ocorreriam outros problemas. As aves que voam em grande altitude não sofrem com o calor, mas sim com o frio, ar rarefeito e falta de oxigênio. O ser humano não consegue voar batendo asas porque ele não tem força física suficiente para levantar o seu peso. Há outras maneiras muito mais eficientes para voarmos.
Desde do vôo histórico de Santos Dumont, em Paris, em 1906, até o pouso dos astronautas da Apollo 11, na Lua, em 1969 o homem tem tentado alcançar as estrelas. Dezenas de missões não tripuladas já foram enviadas para praticamente todos os planetas do sistema solar (com exceção de Plutão). No momento cogita-se a volta do homem à Lua e uma viagem tripulada para o planeta Marte ainda no século XXI. Entretanto, alcançar outras estrelas e seus sistemas planetários, ainda é um sonho muito distante de se realizar. Talvez essa meta seja impossível como o vôo de Dédalo e Ícaro.
A atual tecnologia utilizada nos foguetes e nas espaçonaves é baseada no princípio da ação e reação, que foi proposto por Isaac Newton, há quase 300 anos. A idéia é simples. Para toda ação de uma força há uma força de reação de igual intensidade e de sentido contrário. Os atuais motores de foguetes utilizam enormes quantidades de combustíveis (oxigênio e hidrogênio líquidos). Por exemplo, o foguete Saturno V, utilizado para lançar a Apollo 11, tinha 110 m de altura e pesava 2,7 milhões de toneladas Quando os componentes do combustível reagem na câmara de combustão o gás resultante é expelindo para trás em alta pressão. De acordo com o princípio da a ação e reação o foguete é impelido para frente. Na medida que ele vai esgotando o combustível, os módulos vazios são ejetados, o que ajuda também a propulsão do foguete. Independentemente do tipo de combustível utilizado o princípio é sempre o mesmo.
Para viajar pelo sistema solar, as sondas não tripuladas já lançadas utilizam a atração gravitacional dos planetas para dar um impulso adicional. O planeta ao “puxar” a espaçonave acelera o seu movimento. Entretanto, com as trajetórias devidamente calculadas a partir das Leis da Mecânica e da Teoria da Gravitação desenvolvida por Newton, o seu movimento consegue ser controlado para que ela não se choque com os planetas.
Dessa forma, essas espaçonaves podem atingir as impressionantes marcas de 100.000 km/h. Contudo, mesmo com essa velocidade seriam necessários aproximadamente 40.000 anos para que uma espaçonave alcançasse a estrela mais próxima do sistema solar, Alfa Centauri, que está a 4 anos-luz, aproximadamente 30 trilhões de quilômetros. Estamos ainda muito distantes para conseguir realizar tal viagem.
Nas últimas semanas houve uma grande apreensão sobre o sucesso da missão do ônibus espacial Discovery, da NASA, à Estação Espacial Internacional. Esse foi o primeiro vôo feito pelo ônibus espacial após o acidente que destruiu outra espaçonave em fevereiro de 2003. A nave Columbia ao fazer o procedimento de re-entrada na atmosfera explodiu devido a uma falha no escudo térmico, que a protege das altíssimas temperaturas quando ela penetra na atmosfera.
O escudo fora danificado no momento do lançamento. Desta vez a NASA tomou todas as precauções para evitar esse problema. Mesmo assim, um astronauta precisou realizar um conserto com a nave em plena órbita terrestre. Felizmente tudo correu bem e os astronautas puderam voltar com segurança para a Terra.
Na conquista do espaço não podemos esquecer da prudência que Dédalo pediu para Ícaro, mas também não podemos nunca perder a esperança de alcançar as estrelas.
Belíssimo texto. Vim procurar sobre o céu de Ícaro, que Herbert Vianna fala em uma de suas poesias e me deparei com um texto científico-poético.
ResponderExcluirParabéns.
Caro João,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Espero que goste de outros textos do blog.
Um abraço
Adilson
muito bom e instrutivo...abraço
ResponderExcluirolá dr.Adilson,
ResponderExcluirNão o conheço, mas o seu Blog, esse texto, O Sonho de Ícaro associado ao sonho do homem de conquistar o espaço sideral sempre será um grnade fascínio. parabéns vc captou o "espírito a coisa". me ajudou muito o que li!!! A propósito ( se Deus permitir)poderá o homem vencer o Buraco Negro e todos os obstáculos e construir uma comunidade além da terra, isso tudo num futuro que somente Deus sabe? hmmm...de repente!!!
abraços, Judite
uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhabvyigr8vyubg08webyvubg88beqgyu8buivfybquibeguburu9nrewub
ResponderExcluirinteressante e muito lindo esse texto!parabens
ResponderExcluirprocurei o texto a partir de uma musica chamada flight of ícarus
ResponderExcluirestou facinado pela história
mt boa
Obrigado pelo comentário
ResponderExcluirEsse texto foi ampliado no Livro "A busca pela compreensão cósmica"
Um abraço
Adilson
Olá...o texto foi realmente esclarecedor sobre o céu de Ícaro e realmente, não podemos perder a esperança jamais.
ResponderExcluirUma ótima quinta!
Alessandra
oi amei esse site vio quem fez capricho mesmo
ResponderExcluirhahah' capricho msm , mais algumas partes eu num intendi k'
Excluirmuto belo ser este texto .Porém nao entendo todas partes ,pelo que consigo saber gosto muto :D
ResponderExcluirTenho um filho com o nome de Ícaro por causa da mitologia Grega
ResponderExcluirvou ser jornalista
ResponderExcluiradorei interesante
ResponderExcluirmuito interessante para um futuro arqueologo
ResponderExcluirGOSTEI
ResponderExcluirMUITO BOM
me ajudo na pesquisa escolar
ResponderExcluirldudjjyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy DAORA
ResponderExcluirmuito bom o texto parabens,
ResponderExcluirAcredito que se o humano descobrir a gravidade de seu próprio corpo, a partir daí ele poderá alcançar as estrelas, mesmo sem máquinas. Loucura? Não, pois já sair do meu corpo e o empurrei em uma ladeira de tanto cansada que estava. Achava engraçado, parecia que os corpos das outras pessoas eram como bonecos e o meu também. Acreditem se quiser, mas, experienciei isto, e, a partir daí acho possível levantar voo sem asas. Como não sei, mas, estudando gravidade e espírito, vou chegar lá... Também porque já me desfiz fisicamente e me transformei em uma bolha luminosa minúscula e passeie pelo espaço, como uma gota d'água no oceano. Informo que não sou doida e nem uso drogas, por isso ficarei anônima, pois é tanta experiência séria...Por último viajei em um cone dourado numa velocidade estúpida, domingo 9 horas da manhã, achei que saía da Terra, aí gritei e me trouxeram de volta até a cama, na mesma velocidade, que a cama trepidou. Olha, não foi sonho, foi realidade. Tenho 60 anos, portanto, não é conto de fadas.
ResponderExcluirQue lombra doida...
ExcluirMe chamo Ícaro e fico muito feliz em saber que meu nome significa exatamente o que eu sou!!!
ResponderExcluirOtimo texto. Eu vim no site procurar uma interpretação para a musica sonho de icaro do biafra e lendo esse texto eu pude tirar minhas proprias conclusões e fazer minha propria interpretação.. VLW u.u
ResponderExcluirInteressante essa história meus caros estudei isso em 2000 tenho um vídeo nossa demais Parabéns
ResponderExcluirPaz e bem!!! Muito bom o texto ... Interessantíssimo .. Paz e bem!
ResponderExcluirBelíssimo texto, parabéns! :)
ResponderExcluirSegue a canção para acalentar a nossa alma! <3
Sonho de Ícaro
Byafra
Voar voar, subir subir ir por onde for
Descer até o céu cair ou mudar de cor
Anjos de gás, asas de ilusão
E um sonho audaz feito um balão
No ar no ar eu sou assim brilho do farol
Além do mais amargo fim simplesmente sol
Rock do bom ou quem sabe jazz
Som sobre som bem mais bem mais
O que sai de mim vem do prazer
De querer sentir o que eu não posso ter
O que faz de mim ser o que sou
É gostar de ir por onde ninguém for
Do alto coração mais alto coração
Viver viver e não fingir esconder no olhar
Pedir não mais que permitir jogos de azar
Fauno lunar sombras no porão
E um show vulgar todo verão
Fugir meu bem pra ser feliz só no pólo sul
Não vou mudar do meu país nem vestir azul
Faça o sinal cante uma canção
Sentimental em qualquer tom
Repetir o amor já satisfaz
Dentro do bombom há um licor a mais
Ir até que um dia chegue em fim
Em que o sol derreta a cera até o fim
Do alto coração mais alto coração
Link: http://www.vagalume.com.br/byafra/sonho-de-icaro.html#ixzz3pbdLpcKH
Acho fascinante e simplesmente mágica a letra da música......meus parabéns pelo esclarecimento....vc enriqueceu meus conhecimentos.
ResponderExcluirObg por esclarecer um pouco sobre o sonho de Ícaro
ResponderExcluirObg por esclarecer um pouco sobre o sonho de Ícaro
ResponderExcluirEssa estória épica da mitologia grega sobre Ícaro é perfeitamente aplicável à nossa vida enquanto seres humanos, pobres mortais no sentido de que devemos alçar voos em nossas vidas, porém não alto de mais e nem baixo de mais a fim de evitar possíveis catástrofes, o que não podemos é continuar inertes!
ResponderExcluirMusica do Biafra, sonho de icaro, era do tempo que música tinha poesia, olha que bacana, ela conta uma história baseada em mitologia, ciência, tecnologia, sonhos. Valeu a pagina!!
ResponderExcluirSomos capazes de voar alto na busca de realizar nossos objetivos,mas precisamos ter limites para não sairmos machucados e nem machucarmos ninguém.
ResponderExcluirSpolu s vaší prezentací vám to opravdu připadá opravdu snadné, ale já považuji toto téma za opravdu jednu věc, o které si myslím, že jí nikdy nebudu rozumět.
ResponderExcluirPřipadá mi to příliš složité a extrémně široké.
Těším se na vaše další odeslání, pokusím se o to
pochopte to!
https://www.totositehot.com
바카라사이트
ResponderExcluir바카라게임사이트
바카라
Loved this blog. Such blogs should be made more often. Huge kudos to u
스포츠토토
ResponderExcluir토토사이트
먹튀검증
I feel like I’ve got useful information from your blog. I feel good. There are lots of useful information on my site. If you have time, please visit once.
스포츠중계
ResponderExcluir토토
토토사이트
I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same results. Check other way to work it out.. Thanks!