quarta-feira, 17 de agosto de 2005

O sonho de Ícaro

Publicado no AOL-Educação em 16/08/2005

http://educacao.aol.com.br/colunistas/adilson_oliveira/0024.adp

Alcançar o espaço e as estrelas é um sonho antigo da humanidade. Praticamente todas as culturas destacam o céu como um lugar especial. Esse local era normalmente designado como a morada dos deuses. Muitos povos consideravam que as constelações eram representações dos seus mitos e lendas. Dessa forma, o céu era um lugar divino e os homens somente o alcançavam quando eram convidados ou homenageados pelos deuses.

Entretanto, o espírito humano de vencer limites e barreiras nos impulsionou a superar as nossas limitações e buscou meios para atingirmos o céu. Um exemplo desse desejo é a interessante história sobre Dédalo, relatada na mitologia grega.

Ícaro era filho de Dédalo, o construtor do labirinto que o rei Minos aprisionava o Minotauro, um ser com corpo de homem e cabeça de touro. A lenda grega conta que Dédalo ensinou Teseu, que seria devorado juntamente com outros jovens pelo monstro, como sair do labirinto. Dédalo sugeriu que ele deveria utilizar um novelo que deveria ser desenrolado a medida em que fosse penetrando no labirinto. Dessa forma, após ter matado o monstro ele conseguiu fugir do labirinto. O rei Minos ficou furioso e prendeu Dédalo e o seu filho Ícaro no labirinto. Como o rei tinha deixado guardas vigiando as saídas, Dédalo construiu asas com penas dos pássaros colando-as com cera. Antes de levantar vôo, o pai recomendou a Ícaro que quando ambos estivessem voando não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera) e nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto da previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado.

Nos dias de hoje sabemos que é impossível voarmos com asas como imaginou Dédalo. Na realidade, o fato de Ícaro ter voado mais alto não derreteria a cera das asas, mas ocorreriam outros problemas. As aves que voam em grande altitude não sofrem com o calor, mas sim com o frio, ar rarefeito e falta de oxigênio. O ser humano não consegue voar batendo asas porque ele não tem força física suficiente para levantar o seu peso. Há outras maneiras muito mais eficientes para voarmos.

Desde do vôo histórico de Santos Dumont, em Paris, em 1906, até o pouso dos astronautas da Apollo 11, na Lua, em 1969 o homem tem tentado alcançar as estrelas. Dezenas de missões não tripuladas já foram enviadas para praticamente todos os planetas do sistema solar (com exceção de Plutão). No momento cogita-se a volta do homem à Lua e uma viagem tripulada para o planeta Marte ainda no século XXI. Entretanto, alcançar outras estrelas e seus sistemas planetários, ainda é um sonho muito distante de se realizar. Talvez essa meta seja impossível como o vôo de Dédalo e Ícaro.

A atual tecnologia utilizada nos foguetes e nas espaçonaves é baseada no princípio da ação e reação, que foi proposto por Isaac Newton, há quase 300 anos. A idéia é simples. Para toda ação de uma força há uma força de reação de igual intensidade e de sentido contrário. Os atuais motores de foguetes utilizam enormes quantidades de combustíveis (oxigênio e hidrogênio líquidos). Por exemplo, o foguete Saturno V, utilizado para lançar a Apollo 11, tinha 110 m de altura e pesava 2,7 milhões de toneladas Quando os componentes do combustível reagem na câmara de combustão o gás resultante é expelindo para trás em alta pressão. De acordo com o princípio da a ação e reação o foguete é impelido para frente. Na medida que ele vai esgotando o combustível, os módulos vazios são ejetados, o que ajuda também a propulsão do foguete. Independentemente do tipo de combustível utilizado o princípio é sempre o mesmo.

Para viajar pelo sistema solar, as sondas não tripuladas já lançadas utilizam a atração gravitacional dos planetas para dar um impulso adicional. O planeta ao “puxar” a espaçonave acelera o seu movimento. Entretanto, com as trajetórias devidamente calculadas a partir das Leis da Mecânica e da Teoria da Gravitação desenvolvida por Newton, o seu movimento consegue ser controlado para que ela não se choque com os planetas.

Dessa forma, essas espaçonaves podem atingir as impressionantes marcas de 100.000 km/h. Contudo, mesmo com essa velocidade seriam necessários aproximadamente 40.000 anos para que uma espaçonave alcançasse a estrela mais próxima do sistema solar, Alfa Centauri, que está a 4 anos-luz, aproximadamente 30 trilhões de quilômetros. Estamos ainda muito distantes para conseguir realizar tal viagem.

Nas últimas semanas houve uma grande apreensão sobre o sucesso da missão do ônibus espacial Discovery, da NASA, à Estação Espacial Internacional. Esse foi o primeiro vôo feito pelo ônibus espacial após o acidente que destruiu outra espaçonave em fevereiro de 2003. A nave Columbia ao fazer o procedimento de re-entrada na atmosfera explodiu devido a uma falha no escudo térmico, que a protege das altíssimas temperaturas quando ela penetra na atmosfera.

O escudo fora danificado no momento do lançamento. Desta vez a NASA tomou todas as precauções para evitar esse problema. Mesmo assim, um astronauta precisou realizar um conserto com a nave em plena órbita terrestre. Felizmente tudo correu bem e os astronautas puderam voltar com segurança para a Terra.

Na conquista do espaço não podemos esquecer da prudência que Dédalo pediu para Ícaro, mas também não podemos nunca perder a esperança de alcançar as estrelas.

24 comentários:

  1. ='Brand New News From The Timber Industry!!'=

    ========Latest Profile==========
    Energy & Asset Technology, Inc. (EGTY)
    Current Price $0.15
    ================================

    Recognize this undiscovered gem which is poised to jump!!

    Please read the following Announcement in its Entierty and
    Consider the Possibilities
    Watch this One to Trade!

    Because, EGTY has secured the global rights to market
    genetically enhanced fast growing, hard-wood trees!

    EGTY trading volume is beginning to surge with landslide Announcement.
    The value of this Stock appears poised for growth! This one will not
    remain on the ground floor for long.

    Keep Reading!!!!

    ===============
    "BREAKING NEWS"
    ===============

    -Energy and Asset Technology, Inc. (EGTY) owns a global license to market
    the genetically enhanced Global Cedar growth trees, with plans to
    REVOLUTIONIZE the forest-timber industry.

    These newly enhanced Global Cedar trees require only 9-12 years of growth before they can
    be harvested for lumber, whereas worldwide growth time for lumber is 30-50 years.

    Other than growing at an astonishing rate, the Global Cedar has a number of other benefits.
    Its natural elements make it resistant to termites, and the lack of oils and sap found in the wood
    make it resistant to forest fire, ensuring higher returns on investments.

    the wood is very lightweight and strong, lighter than Poplar and over twice
    as strong as Balsa, which makes it great for construction. It also has
    the unique ability to regrow itself from the stump, minimizing the land and
    time to replant and develop new root systems.

    Based on current resources and agreements, EGTY projects revenues of $140 Million
    with an approximate profit margin of 40% for each 9-year cycle. With anticipated
    growth, EGTY is expected to challenge Deltic Timber Corp. during its initial 9-year cycle.

    Deltic Timber Corp. currently trades at over $38.00 a share with about $153 Million in revenues.
    As the reputation and demand for the Global Cedar tree continues to grow around the world
    EGTY believes additional multi-million dollar agreements will be forthcoming. The Global Cedar nursery has produced
    about 100,000 infant plants and is developing a production growth target of 250,000 infant plants per month.

    Energy and Asset Technology is currently in negotiations with land and business owners in New Zealand,
    Greece and Malaysia regarding the purchase of their popular and profitable fast growing infant tree plants.
    Inquiries from the governments of Brazil and Ecuador are also being evaluated.

    Conclusion:

    The examples above show the Awesome, Earning Potential of little
    known Companies That Explode onto Investor�s Radar Screens.
    This stock will not be a Secret for long. Then You May Feel the Desire to Act Right
    Now! And Please Watch This One Trade!!


    GO EGTY!


    All statements made are our express opinion only and should be treated as such.
    We may own, take position and sell any securities mentioned at any time. Any statements that express or involve discussions with respect
    to predictions, goals, expectations, beliefs, plans, projections, objectives, assumptions or future events or performance are
    not statements of historical fact and may be "forward, looking
    statements." forward, looking statements are based on expectations, estimates
    and projections at the time the statements are made that involve a number of risks and uncertainties which could cause actual results
    or events to differ materially from those presently anticipated. This newsletter was paid $3,000 from third party (IR Marketing).
    Forward,|ooking statements in this action may be identified through the use of words such as: "projects", "foresee", "expects". in compliance with Se'ction 17. {b), we disclose the holding of EGTY shares prior to the publication of this report. Be aware of an inherent conflict of interest resulting from such holdings due to our intent to profit from the liquidation of these shares. Shares may be sold at any time, even after positive statements have been made regarding the above company. Since we own shares, there is an inherent conflict of interest in our statements and opinions. Readers of this publication are cautioned not to place undue reliance on forward,looking statements, which are based on certain assumptions and expectations involving various risks and uncertainties that could cause results to
    differ materially from those set forth in the forward- looking statements. This is not solicitation to buy or sell stocks, this text is
    or informational purpose only and you should seek professional advice from registered financial advisor before you do anything related with buying or selling stocks, penny stocks are very high risk and you can lose your entire investment.

    ResponderExcluir
  2. João Alquino10:19 PM

    Belíssimo texto. Vim procurar sobre o céu de Ícaro, que Herbert Vianna fala em uma de suas poesias e me deparei com um texto científico-poético.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Caro João,
    Obrigado pelo comentário.
    Espero que goste de outros textos do blog.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  4. muito bom e instrutivo...abraço

    ResponderExcluir
  5. olá dr.Adilson,
    Não o conheço, mas o seu Blog, esse texto, O Sonho de Ícaro associado ao sonho do homem de conquistar o espaço sideral sempre será um grnade fascínio. parabéns vc captou o "espírito a coisa". me ajudou muito o que li!!! A propósito ( se Deus permitir)poderá o homem vencer o Buraco Negro e todos os obstáculos e construir uma comunidade além da terra, isso tudo num futuro que somente Deus sabe? hmmm...de repente!!!
    abraços, Judite

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:02 PM

    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhabvyigr8vyubg08webyvubg88beqgyu8buivfybquibeguburu9nrewub

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:05 PM

    interessante e muito lindo esse texto!parabens

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:05 PM

    procurei o texto a partir de uma musica chamada flight of ícarus

    estou facinado pela história
    mt boa

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário
    Esse texto foi ampliado no Livro "A busca pela compreensão cósmica"
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2:48 PM

    Olá...o texto foi realmente esclarecedor sobre o céu de Ícaro e realmente, não podemos perder a esperança jamais.
    Uma ótima quinta!

    Alessandra

    ResponderExcluir
  11. oi amei esse site vio quem fez capricho mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:23 PM

      hahah' capricho msm , mais algumas partes eu num intendi k'

      Excluir
  12. Anônimo5:45 PM

    muto belo ser este texto .Porém nao entendo todas partes ,pelo que consigo saber gosto muto :D

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:03 PM

    Tenho um filho com o nome de Ícaro por causa da mitologia Grega

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10:41 PM

    vou ser jornalista

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12:33 PM

    adorei interesante

    ResponderExcluir
  16. anonimo3:23 PM

    muito interessante para um futuro arqueologo

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7:05 PM

    GOSTEI
    MUITO BOM

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9:00 PM

    me ajudo na pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  19. ldudjjyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy DAORA

    ResponderExcluir
  20. muito bom o texto parabens,

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5:35 PM

    Acredito que se o humano descobrir a gravidade de seu próprio corpo, a partir daí ele poderá alcançar as estrelas, mesmo sem máquinas. Loucura? Não, pois já sair do meu corpo e o empurrei em uma ladeira de tanto cansada que estava. Achava engraçado, parecia que os corpos das outras pessoas eram como bonecos e o meu também. Acreditem se quiser, mas, experienciei isto, e, a partir daí acho possível levantar voo sem asas. Como não sei, mas, estudando gravidade e espírito, vou chegar lá... Também porque já me desfiz fisicamente e me transformei em uma bolha luminosa minúscula e passeie pelo espaço, como uma gota d'água no oceano. Informo que não sou doida e nem uso drogas, por isso ficarei anônima, pois é tanta experiência séria...Por último viajei em um cone dourado numa velocidade estúpida, domingo 9 horas da manhã, achei que saía da Terra, aí gritei e me trouxeram de volta até a cama, na mesma velocidade, que a cama trepidou. Olha, não foi sonho, foi realidade. Tenho 60 anos, portanto, não é conto de fadas.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo12:51 AM

    Me chamo Ícaro e fico muito feliz em saber que meu nome significa exatamente o que eu sou!!!

    ResponderExcluir
  23. Otimo texto. Eu vim no site procurar uma interpretação para a musica sonho de icaro do biafra e lendo esse texto eu pude tirar minhas proprias conclusões e fazer minha propria interpretação.. VLW u.u

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts