O Brasil diminui a participação na ISS

A notícia foi publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo.

Depois de quase 10 anos do Brasil ter prometido investir na Estação Internacional Espacial US$ 120 milhões foi acordado agora com a NASA que o nosso investimento será de US$ 10 milhões, menos de 10% do previsto incialmente, pois o Brasil além de não ter dinheiro para bancar tal empreitada também não teria tecnologia para fazê-lo. Segundo o jornal, parte dos componentes eletrônicos deveriam ser importados. Alternativamente a isso, faremos os suportes de alumínio dos equipamentos que não teremos como produzir.

Há o lado bom disso. Poderemos mandar algumas prateleiras para o espaço e qualificar a nossa indústria para tal feito.

O incrível de tudo isso é que segundo o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi, AINDA poderemos mandar outro astronauta para o espaço, pois o primeiro (e talvez o único) já se aposentou!!!!

A nota da Folha de S. Paulo pode ser acessada neste link.

A NASA realmente anda caçando níqueis e o pior e nós que somos um país muito rico estamos entrando nessa. Com uma participação de 0,001% do custo da estação poderemos fazer experimentos proporcionais a esse investimento. Vai dar para plantar mais alguns feijões no espaço.

Alguém sabe me informar sobre os resultados dos experimentos realizados pelo Pontes??

Comentários

  1. que frustrante...para o Brasil conquistar algum "espaço" no espaço, só se os feijões forem mágicos... e o astronauta se chamar João...
    abraços,

    anaclaudia

    ResponderExcluir
  2. Cara Ana Cláudia,
    Excelente lembrança, pois algumas pessoas ligadas a esse assunto realmente vivem no mundo das fábulas, ou alguém mesmo achou que o Brasil iria gastar 120 milhões de dólares na ISS?
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas