Ainda sobre a Terra Plana

No dia 16 de julho de 2019 ocorre um eclipse lunar, que no Brasil, na região Sul e Sudeste, pode ser visto de maneira parcial a partir do nascer da Lua no lado Leste do horizonte. Nesse eclipse será possível ver claramente, mais uma vez, que a Terra tem forma esférica, em função da sombra que ela projetará sobre a Lua. Os astrônomos da Antiguidade já tinham percebido isso e há mais de 2500 anos já sabiam sobre a forma esférica da Terra.

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Se ela fica inteiramente imersa na umbra da Terra o eclipse dizemos que temos um eclipse total; se somente parte dela passa pela umbra, e o resto passa pela penumbra é chamado de eclipse parcial. Se a Lua passa somente na penumbra, o eclipse é penumbral. Um eclipse total sempre ocorre acompanhado das fases penumbral e parcial.  Durante a fase total, a Lua ressurge inteira, com uma luminosidade tênue e avermelhada. Isso acontece porque parte da luz solar é refratada na atmosfera terrestre e atinge a Lua. Essa luz não possui  raios azuis, que sofreram forte espalhamento e absorção na espessa camada atmosférica atravessada. A distância da Terra -Lua é de 384.000 km, a umbra da Terra tem um diâmetro de 9.200 km em média, cobrindo 2,6 diâmetros da Lua. Esses valores podem variar pois dependem das distâncias relativas entre Sol, Terra e Lua em cada eclipse, pois as órbitas da Terra ao redor do Sol e da Lua ao redor da Terra não são circunferências perfeitas, mas sim elipses pouco excentricidade. A velocidade orbital da Lua é de cerca de 3.682 km/h e por isso a Lua pode levar até   150 minutos para atravessar a umbra, mas a fase de total do eclipse lunar nunca dura mais do que 100 minutos. Ao contrário dos eclipses solares, que são visíveis apenas em uma pequena região da Terra, os eclipses lunares são visíveis para todos que possam ver a Lua, ou seja, por todo o hemisfério da Terra é noite. Devido a isso, os eclipses da Lua são vistos com maior frequência que eclipses solares em  um dado local na Terra.


A umbra da Terra é a  distância em que é cruzada pela Lua e tem um diâmetro de aproximadamente 2,5 vezes o diâmetro da Lua.


Os eclipses lunares somente ocorrem quando temos Lua Cheia (os solares ocorrem quando temos Lua Nova). Não temos eclipses lunares (e solares) todos os meses porque o plano da órbita da Lua é inclinado em cerca de 5 graus em relação ao plano da órbita terrestre ao redor do Sol. Somente quando a Lua cruza o plano da órbita terrestre e está alinhado com o Sol é que temos o eclipse lunar (na Lua Cheia) e solar (na Lua Nova).



Representação esquemática das órbitas da Terra ao redor do Sol e da Lua ao redor da  Terra


Dessa forma, mais uma vez podemos verificar, por meio dos eclipses que a nosso planeta, como todos os outros milhares descobertos ao redor de inúmeras estrelas da nossa galáxia, são esféricos!!!!.







Comentários

Postagens mais visitadas