18a. Edição da ClickCiencia

Está no ar a nova edição da ClickCiencia. A edição desse mês trata da própria divulgação científic, prinicipalmente em funça da I Mostra de Divulgação Científica que foi realizada em São Carlos.
Vejam o Editorial desse mês e acessem a revista: http://www.clickciencia.ufscar.br/


Editorial


Fazendo diferente

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolve projetos de disseminação da Ciência usando meios de comunicação diversos, Arte e interatividade. A metodologia básica de trabalho envolve a criação de aparatos artístico-tecnológicos e interativos para despertar a curiosidade do público e, posteriormente, ofertar conhecimento sistematizado sobre diversos ramos da Ciência.

Para o LAbI, realizador da ClickCiência, investigar e por em prática novas metodologias de divulgação científica, mais que uma prazerosa missão diária, é a sua razão ser. A equipe, formada por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais das áreas de Física, Letras, Comunicação e Educação, está envolvida com o desenvolvimento de instalações artísticas e de plataformas na Web para o compartilhamento de conteúdos; programas de rádio e televisão e oficinas e cursos para professores e alunos. Sendo assim, no mês em que o Laboratório realizou a I Mostra de Metodologias de Divulgação da Ciência da UFSCar e recebeu trabalhos de dezenas de pesquisadores espalhados por todo o País, a ClickCiência também dedica a sua edição à construção de um panorama sobre o que tem sido feito, Brasil afora, para levar a Ciência a cada vez mais pessoas.

Das experiências teatrais da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, no Rio de Janeiro, do Grupo Ouroboros, em São Carlos-SP, e da Seara da Ciência, do Ceará, passando pelas práticas com jogos lúdicos da Unicamp, em Campinas-SP, e do Lequal, na Universidade Federal de Goiás, e chegando à construção de obras literárias em projetos da Universidade Federal de São João Del Rei-MG e da Universidade Federal de São Carlos, percorremos um longo caminho, através do qual foi possível perceber quão entusiasmados são os esforços e frutíferos são os trabalhos dos pesquisadores interessados e preocupados em compartilhar o conhecimento com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A edição também conta com uma aprofundada discussão sobre o verdadeiro papel da divulgação científica e sobre a dicotomia entre divulgação e educação. O professor Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência de Pernambuco e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, falou à ClickCiência, vislumbrando o futuro dessas atividades no Brasil.

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas