Produtos Naturais - A nova edição da ClickCiência


Entrou no ar nessa semana a 16a. edição da ClickCiência que discute a Química dos produtos naturais, com uma abordagem diferenciada.
Vejam o editorial abaixo e acessem a nova edição.

Química inspirada na Natureza

Há muito tempo o Homem apropria-se da Natureza com o objetivo de tornar sua vida melhor, ou seja, o meio natural sempre foi um grande aliado do ser humano na busca por melhor qualidade de vida.

A perspectiva positiva dessa aliança Homem-Natureza ganha força à medida que a Ciência e a Tecnologia avançam e novas técnicas de identificação, transformação e utilização dos recursos naturais - como animais, plantas, minérios etc. - tornam-se acessíveis às comunidades de pesquisa.

Nesse cenário, procedimentos químicos, como a síntese de produtos naturais, configuram-se como um poderoso instrumento através do qual o Homem se volta para a Natureza, investigando-a e procurando entendê-la, estuda o seu funcionamento e a composição das substâncias naturais, no intuito de descobrir a partir delas novas possibilidades de produtos úteis à alimentação, à medicina, à agricultura e a outras inúmeras áreas de interesse humano.

Isto é, o Homem se inspira na Natureza e, através da Química, constrói compostos em laboratórios que se transformam em remédios para as doenças que aterrorizam a Humanidade; substâncias capazes de alterar as características dos alimentos - durabilidade, cor e forma - e um sem número de combinações de grande interesse social, cultural e econômico.

Mas como a Química trabalha com os produtos naturais e quais são as técnicas de pesquisa mais produtivas e promissoras? Como, a partir de uma planta, surge um novo medicamento? Até hoje, quais são as maiores contribuições da Química para a qualidade de vida do Homem? E quais os maiores desafios dos pesquisadores?

Foram estas e outras questões que nos motivaram a trazer como tema para a 16a edição da ClickCiência a Química dos Produtos Naturais. Ao longo das reportagens, o leitor poderá conhecer esta área da Ciência e suas ramificações - como a Química Medicinal e a Ecologia Química -, aprender sobre os processos laboratoriais específicos e descobertas de cada uma delas, ficar por dentro de como elas já beneficiaram a Humanidade e tirar suas próprias conclusões sobre a íntima relação entre a Química e a Natureza.

Também nesta edição, a presidente da Sociedade Brasileira de Química fala sobre o atual cenário das pesquisas na área no Brasil e sobre quais são os desafios para o químico do futuro.


Boa leitura.Fim do editorial

Comentários

  1. Bela apresentação do conteúdo...
    A medida que a tecnologia avança descobre mais recursos que a natureza oferece em benefício humano. O homem só não pode esquecer que é natureza também


    abração


    visite-nos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas