Há 228 anos era descoberto Urano
No dia 13 de março de 1781 o astronômo William Herschel descobriu o planeta Urano. Contudo, ele foi registrado anteriormente em diversas ocasiões, mas era confundido com uma estrela. Em 1690 John Flamstedd o catalogou como a 34 Tauri.
Quando Herschel observou Urano ele o catalogou como se fosse um cometa. Após a verificação que se tratava de fato de um novo planeta el o nomeou como Georgium Sidus (estrela de Jorge) em honra ao rei da Inglaterra Jorge III. No entanto, o nome não demorou para mudar para Grã-Bretanha. Finalmente, o astrônomo alemão Bode propôs o nome de Urano em honra ao deus grego, pai de Cronoscujo equivalente Romano era chamado de Saturno.
A importância dessa descoberta foi o fato de mostrar que existiam novos planetas no sistema solar, que posteriormente foram descobertos. Em particular, devido a irregularidades na órbita de Urano foi possível especular a existência de outro planeta, Netuno, descoberto em 1846.
Em 1977 foram descobertos os aneis de Urano. Até aquela época apenas eram conhecidos os aneis de Saturno. Hoje sabemos que Júpiter e Netuno também possuem aneis
Nos dias atuais novos planetas são descobertos ao redor de outros sistemas estelares. Planetas com tamanho similar a Urano já foram observados. Espera-se que o telescópio espacial Kepler, lançado no dia 06 de março passado, possa detectar planetas com o tamanho da Terra.
Quanta coisa mudou nesses 228 anos... E quantas ainda precisam ser descobertas.
ResponderExcluirMuito boa essa postagem
Alquimista
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Um abraço
Adilson
Adorei! Me ajudou muito,obrigada! :)
ResponderExcluirObrgiado Karla. Um abraço
ResponderExcluirAdilson