O novo site da ClickCiência está no ar


Na semana passada lançamos o novo site da Revista Eletrônica de Divulgação Científica ClickCiência. O site ficou mais funcional e agora também contém as chamdas que a ClickCiencia está fazendo na Rádio UFSCar. A edição trata sobre um tema importante, mas ainda pouco divulgado. "A Democracia Eletrônica".
Leiam abaixo o Editorial da Edição e acessem a Revista.
Aguardo Comentários.


A Ciência pode melhorar a Democracia?

A ClickCiência chega à sua 12ª edição. Ao mesmo tempo em que completamos o ciclo do primeiro ano, abrimos caminho para novas perspectivas. O design foi reformulado e a nova plataforma está mais organizada e atraente.

Nossa proposta tem sido abordar os diversos campos da Ciência, de forma acessível e aprofundada, sempre trazendo as novidades do mundo acadêmico para a vida cotidiana do nosso leitor. Quem nos acompanhou nesses dois anos, navegou da nanotecnologia à radiação cósmica. Aprendeu mais sobre os estudos do câncer em crianças, refletiu sobre o papel das mulheres no desenvolvimento científico, soube o que é "computação ubíqua" e conheceu aspectos importantes da História da Ciência.

Esta nossa edição de aniversário trata de um assunto que há muito pouco começou a ser explorado no Brasil: a democracia eletrônica. Quem acompanhou as análises pós-eleições publicadas pela imprensa, viu cientistas políticos dizendo que o eleitor brasileiro está mais maduro, mas ainda tem muito a aprender. Pudera, vivemos duas décadas sob o regime militar e, há pouco, completamos nossas duas décadas de volta da prática democrática. Assim como os jovens de pouco mais de 20 anos, nosso sistema político também está se tornando cada vez mais dependente das inovações trazidas pelo computador e pela Internet. E, assim como os jovens, a democracia pode fazer uso menos ou mais proveitoso do potencial das mídias digitais; tudo depende do modo como os governos Federal, estaduais e municipais irão conduzir a gestão dos serviços de informação e comunicação digital, já nos próximos anos.

De olho nesse problema - que requer conhecimentos de áreas diferentes como Ciência Política, Engenharia de Software, Ciência da Informação e Sociologia para ser compreendido - cientistas de uma área multidisciplinar chamada "Ciência, Tecnologia e Sociedade" (CTS) se propõem a investigar o potencial da Internet para melhorar a qualidade do regime político que o Brasil oferece aos seus cidadãos. Como ponto de referência, as reportagens retratam aspectos da democracia eletrônica inglesa, um país pioneiro nessa área. O leitor poderá conhecer o ponto de vista do pesquisador britânico Stephen Coleman, um dos fundadores do conceito de democracia eletrônica.

Como poderá ser visto nas reportagens, as investigações - brasileiras e estrangeiras - sugerem que, caso seja levada às últimas conseqüências, a democracia eletrônica amplia a margem de participação a ponto de poder colocar o poder de decisão nas mãos do cidadão comum. Numa projeção ideal, pessoas engajadas através dos recursos da Internet finalmente concretizariam aquilo que preconiza a Constituição Brasileira: "Todo poder emana do povo, e em seu nome será exercido".

Comentários

  1. Caro amigo.
    O Natal tem pouco de científico, no entanto tem uma química especial que aproxima os seres humanos.
    Vim desejar-te as Boas Festas.
    Por obséquio,
    Faça um presépio,
    Tenha um Natal,
    De amor fraternal.
    Mantenha os petizes,
    Cobertos de amor,
    Protegidos, felizes,
    Sem eleição de cor.

    Nesse seu presépio,
    Deite o seu menino
    No aurículo ou ventrículo
    Do seu coração.
    Um Natal a sério,
    Também é um hino,
    Ou um bom estímulo,
    À fraternal comunhão.

    Votos de que neste Natal o egocentrismo entre em crise e que haja uma pandemia de saúde.

    Bom ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia.

    ResponderExcluir
  2. Caro Felix
    Obrigado pelo comentario que foi muito bonito
    Que 2009 seja um ano cheio de realizações
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. Caro Adilson. Não consigue aceder ao link Clikciência. Há algum problema?

    Votos de um feliz 2009, Ano Internacional da Astronomia. Que os astros se conjuguem para lhe trazer tudo de bom.

    Não se perca a felicidade,
    Ou os anseios de amizade,
    No Novo Ano ansiados,
    Mas sempre retardados,
    Pela guerra que se faz,
    Sob este manto de estrelas,
    Sem se perceber que há nelas,
    Um desejo de cheiro a paz.

    Félix Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Caro Felix,
    Obrigado por avisar....
    Já consertei o link. Vá até a ClickCiencia que você vai gostar.
    Aproveitanto, como o Blog está fazendo aniversário (4 anos) vi que o primeiro comentário posto foi o seu (em dezembro de 2004).
    Obrigado por sempre acompanhar o blog.
    Um Feliz Ano-Novo
    Adilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas