quinta-feira, 20 de março de 2008

Algo não está cheirando bem no espaço sideral

Na vigésima edição do volume 420 da revista Nature, publicada hoje, relata a descoberta de metano (CH4) na atmosfera de um planeta extra-solar a 63 anos-luz da Terra. O planeta que leva o simpático nome de HD 189733b, tem aproximadamente a massa de Júpiter mas fica muito mais próximo da estrela. É a primeira vez que é feita essa decteção em um dos 270 planetas extra-solares já conhecidos. A descoberta foi feita por um grupo de astrônomos britânicos e americanos, utilizando o telescópio espacial Hubble.

Algumas formas de vida costumam produzir metano, principalmente nos seus processos de digestão. Infelizmente, não deve ser o caso dessa descoberta, pois neste não há condições para abrigar vida como a conhecemos, pois estima-se que a sua temperatura superficial seja na ordem de 1000 graus Celsius.


A existência de metano é bastante comum nos planetas do sistema solar, em particular nos grandes planetas, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Na lua Titã de Saturno, que é envolta por uma densa atmosfera, o metano é um dos seus principais componentes. Tanto que espera-se que lá existam oceanos de metano, devido a sua baixa tempertaura que lá prepondera.

Mas, sem dúvida, esse feito permite mostrar que é possível detectar moléculas orgânicas em planetas distantes. Em particular, espera-se a detecção de oxigênio molecular com um dos indícios para a existência de vida em outros planetas, pois esse é formado a partir dos resultados da fotossíntese das plantas. O oxigênio que respiramos é fruto das plantas direto das plantas.

Mais detalhes nesse endereço no site da Nature

PS. Alterei o texto acima, pois me lembraram que de fato o metano não possui cheiro. Agradeço muito a observação

12 comentários:

  1. Anônimo3:32 PM

    Sem querer ser chato, mas metano não tem cheiro.

    =]
    Abraço e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.
    Foi mesmo uma escorregada
    Já corrigi acima
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:04 PM

    Não há de que!
    E mais uma vez parabéns pelo ótimo site.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelente blog. Acabei de assiná-lo.

    ResponderExcluir
  5. Tene Cheba11:03 PM

    Bom, se o metano não tem cheiro, a sensação desagradável, provém do quê?
    Professor, não está na hora, de um post, prá valer sobre matéria escura e energia escura?

    ResponderExcluir
  6. bom dia sr Adilson meu nome e jorge e sou uma pessoa fascinado por astronomia pois e uma fronteira que o homem deu apenas um pequenino passo que e a chegada na lua e não sabemos nada sobre o espaço, gostaria de ter a aportunidade de observar as estrelas com esses telescópios ultra modernos

    ResponderExcluir
  7. Caro Jorge,
    As observações pelos super telescópios estão disponíveis na internet, por meio das imagens disponíveis. Os modernos telescópios não tem como olhar diretamente, pois as imagens são captadas digitalmente
    Visite sempre o blog
    Um abraço e obrigatório pelo comentário
    Adilson

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:51 PM

    brigado pelas informaçoes la na escola adoraram meu trabalho e o seu q algumas coisas mudifikei aki no meu trbalho obrigado mesmo ganhei nota maxima

    abraços

    e tenho 10 anos

    ResponderExcluir
  9. JURANDIR ALVES9:12 PM

    O HOMEM SÓ TERÁ TODO O CONHECIMENTO POSSÍVEL DO UNIVERSO OU SEJA DA
    CHAMADA FRONTEIRA FINAL QUANDO APRENDER AMAR Á DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.
    DEFINITIVAMENTE. E BASTA

    ResponderExcluir
  10. Espero que na infinidade de existências de sitemas solares similares ao nosso possa um dia ser descoberto vida molecular, e ou até mesmo celular (será a mesma coisa?)para que se possa estudar a que condições cosmológicas será possivel a convivência entre seres provavelmente tão distinto.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:07 PM

    infinito,onipotente,só deus jesus. tudo por eles e só por eles . essa é a maior verdade de todas. parabéns pelo trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:40 PM

    Muito Bom o blog. Parabens! Amo o espaço e a ciência.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts