O Sol Nasce Para Todos

publicado no AOL-Educação em 18/07/2005
http://educacao.aol.com.br/colunistas/adilson_oliveira/0023.adp

Quando o Sol bater na janela do seu quarto,

lembra e vê que o caminho é um só.”
(Renato Russo)

O amanhecer é um dos espetáculos mais belos da natureza e quase nunca o observamos. Uma manhã ensolarada, cheia de luz e de vida, freqüentemente modifica o nosso estado de espírito e nos provoca as mais diversas sensações. A multiplicidade de cores que os nossos olhos podem ver e o calor que a nossa pele pode sentir estimulam nossos sentimentos e, em alguns casos, tornam o nosso dia melhor.

Todos esses efeitos são provocados pela luz e pelo calor que recebemos do Sol, uma estrela, como tantas outras, que observamos no céu. O que torna o Sol especial? Certamente o fato de estar muito próximo de nós, cerca de 150 milhões de quilômetros. A estrela mais próxima de nós, depois do Sol, é a estrela chamada Próxima Centauri, que está aproximadamente a 40 trilhões de quilômetros, ou seja, 267.000 vezes mais distante. No caso do Sol, sua luz leva cerca de 8 minutos para chegar na Terra, enquanto a luz da estrela Próxima Centauri leva mais de 4 anos.

A distância entre a Terra e o Sol permite que as quantidades de luz e de calor recebidas pelo nosso planeta proporcionem temperaturas e luminosidade adequadas para o desenvolvimento e manutenção da vida. Os outros planetas do sistema solar ou são muito quentes por estarem muito próximos do Sol, como é o caso de Mercúrio e Vênus, onde as temperaturas atingem até 450 oC, ou são muito frios, como é o caso de Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, onde as temperaturas são na ordem de - 200 oC. Marte, que está a 228 milhões de quilômetros do Sol, é o quarto planeta em distância e tem temperaturas que oscilam entre 20 oC e -85 oC.

Essas temperaturas talvez até poderiam permitir a existência de vida, mas outras condições ambientais não são favoráveis, como a falta de água no estado líquido e a atmosfera rarefeita. Se existir vida em Marte, com certeza não serão “homenzinhos verdes” de orelhas pontudas, mas alguma bactéria ou micróbio enterrado na superfície do planeta.

A importância do Sol na nossa vida vai além da luminosidade e conforto térmico que ele nos proporciona. Praticamente todas as fontes de energia que utilizamos têm o Sol como fonte primária. Por exemplo, a energia que extraímos dos alimentos foi acumulada quimicamente através do processo de fotossíntese, no qual as plantas aproveitam a energia da luz solar para converter dióxido de carbono (o gás carbônico que produzimos durante a nossa respiração), água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso. O nosso corpo extrai essa energia dos alimentos que ingerimos e, assim, garante a manutenção da vida. Quando comemos alimentos de origem animal, também obtemos energia, pois estes armazenaram-na na forma de gorduras e proteínas.

A energia que extraímos a partir da queima do petróleo ou do gás natural também é uma transformação da energia solar. O petróleo é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica como restos de vegetais, algas e animais marinhos, ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra. A gasolina e o óleo diesel, extraídos do refinamento do petróleo, quando queimados nos motores dos automóveis e dos caminhões, liberam a energia química acumulada nesta matéria orgânica há milhões de anos.

A energia hidroelétrica, tão importante no Brasil, também é uma forma de transformação da energia solar. Quando a água desce pela represa da usina hidroelétrica, fazendo com que as turbinas girem e produzam eletricidade, há o processo de transformação da energia de movimento da água em energia elétrica. Para que a represa continue a ter água é necessário que haja chuvas. As chuvas só acontecem porque há evaporação da água devido à influência do Sol. A água que desce represa abaixo é levada de volta para rio que abastece a represa pela ação do Sol.

Mas como o Sol gera toda essa energia? O Sol é um corpo imenso composto basicamente de hidrogênio e hélio (os elementos mais abundantes do universo). Como o seu interior é muito quente, com temperaturas na ordem de milhões de graus, esses átomos estão em constante agitação, a ponto de ter energia suficiente para colidir e formar novos elementos, pelo processo conhecido como fusão nuclear.

Por exemplo, 4 átomos de hidrogênio quando colidem nestas condições se transformam em um átomo de hélio e outras partículas elementares. Como a massa do átomo de hélio é menor que a massa de 4 átomos de hidrogênio, a diferença de massa é convertida em energia como prediz a famosa equação de Einstein, E=mc2, na qual m é a diferença de massa e c a velocidade da luz. Como c tem um valor muito grande (300.000 km/s) uma pequena quantidade de massa equivale a uma enorme quantidade de energia.

As armas nucleares também utilizam esse mesmo processo, a diferença é que no caso destas a energia é liberada toda de uma vez, permitindo uma enorme capacidade de destruição. No caso do Sol, a sua enorme massa produz uma força gravitacional muito intensa de forma que o processo ocorre de maneira gradual. Há um equilíbrio entre a força gravitacional e pressão gerada pelas altas temperaturas no seu interior. Este estado já perdura por 5 bilhões de anos e continuará por pelo menos mais outros 5 bilhões de anos.

Quando o dia está iluminado e com temperatura agradável, raramente paramos para pensar que o Sol, que está a milhões de quilômetros de nós, é responsável por tudo isso. Sentimos falta dele nesses dias frios de inverno. Não é à toa que em diversas culturas o Sol é considerado um deus. De fato ele é responsável pela nossa vida aqui na Terra. Por isso, podemos dizer que ele “nasce para todos, só não sabe quem não quer...”

Comentários

  1. Anônimo10:50 AM

    Caro Adilson,

    O sol é um deus sim!
    Em que nível há investimentos em laboratórios de energia solar no Brasil, uma vez que somos privilegiados com dias iluminados e temperaturas agradáveis?
    E sobre a energia eólica, você teria alguma coisa a dizer? Estive no Ceará no mês de agosto, e lá, nessa época, ocorre um verdadeiro " morro dos ventos uivantes" tropical.
    Desculpe, você poderia me mandar pesquisar, mas de fato tenho outras prioridades agoras, e se você não se incomodar de dar uma resposta professoral, didática e mastigada...
    Abraços.Norma.

    ResponderExcluir
  2. Cara Norma,
    Fique tranquila, como sou professor adoro responder perguntas.
    O Brasil investe alguma coisa em energia solar, mas o investimento ainda é pequeno. O grande problema é transformar energia solar (lumninosa) diretamente em energia elétrica. As tecnologias atuais ainda são pouco eficientes.
    Na minha cidade (São Carlos) um pessoal da EESC-USP desenvolveu um sistema para populações de baixa renda utilizar a energia solar para aquecimento de água, que não custaria nem R$ 30,00 para a implantação. Essa seria uma alternativa boa.
    Sobre pesquisa em energia eólica, não conheço muito, mas sei que em Recife há alguns desenvolvimento nesse sentido.
    Infelizmente, como tudo que se refere a Ciência e Educação, o Brasil ainda engatinha. Mas chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:05 PM

    Olá Adilson!

    Muito obrigada pelas informações.
    A Física está longe da minha área de atuação, mas sou curiosa.
    Seus textos passam ensinamento de uma forma soft e despertam curiosidade, para um tema, que talvez por desconhecimento, ou porque não tivemos bons professores, consideramos hard.
    Parabéns: informações sobre Física para o grande público!
    Um abraço. Norma.

    ResponderExcluir
  4. é que ria sabe por que a nossa galaxia recebeu o nome de via lactea

    ResponderExcluir
  5. Cara Giuly,
    O nome via Láctea quer dizer o "caminho do leite". Conta a lenda grega que Juno, a mulher de Zeus quando foi amamentar Hércules, que era filha de Zeus com uma mortal, ele sugava com tanta força que começou a machucar a deusa, Quando ela conseguiu tirá-lo, o leite jorrou pelos céus, fazendo um caminho no céu. Esse caminho é o centro da nossa galáxia. Por isso que ela se chama Via Láctea.
    Um grande abraço e obrigado pelo comentáirio.
    Adilson

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:27 PM

    Q legal !!! conhecer esse fenomeno q nos ilumina,e akabamos nao dado conta desse espetaculo,só qnd chove varios dias ,ai sim sentimos falta dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas