terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A minha Jornada nas Estrelas: segundo dia - a companhia de um astronauta

Diário de bordo
Data: 03/12/2013
Data Estelar: 2456629.5

Na visita que estou fazendo em Paranal, no Observatório do ESO também tenho a companhia do primeiro astronauta  suíço Claude Nicollier. Ele fez quatro viagens para espaço, sendo que uma delas foi para a estação Mir  e na manutenção do telescópio Hubble. Ele já se aposentou como astronauta mas continua como professor de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Lausanne na Suíça, aproveitando para ensinar os conhecimentos que adquiriu na carreira de astronauta. Bem diferente de outro astronauta que muito de nós brasileiros conhecemos.




Perguntei a ele sobre o filme Gravity, na qual atriz Sandra Bullock interpreta uma astronauta perdida na órbita da Terra. Ele me disse que a sensação é aquela que o filme passa, mas não tem tantos destroços no espaço como o filme mostrou. Isso para ele foi um exagero.


O grande problema que quando você está no espaço não existe nenhum atrito de forma que se você escapar não tem como parar de se mover.
Um outro comentário de Claude Nicollier é que o traje espacial no filme voa muito mais do que normalmente pode e que quando eles vão para o espaço eles tem no mínimo 8 horas de oxigênio para caminhadas espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts