O Jornal Nacional reforça mais uma vez um concepção errada sobre estações do ano

Nessa semana no dia 20 de junho começou o inverno. Como em outras oportunidades explicamos aqui no blog o porque das estações do ano. Vejam esse que já fizemos aqui no blog (Os segredos que o frio esconde). Vejam também esse post (O Sol não nasce no Leste), referente a uma pequena pesquisa que fiz no blog no ano passado, exatamente sobre as estações do ano.

Mas a notícia vinculada no Jornal Nacional da Rede Globo faz um enorme desserviço para a educação brasileira. O mito de que começa o inverno quando a Terra está mais afastada do Sol é o erro mais nefasto que pode se ter para explicar algo tão simples e comum.
Deveria ter uma retratação, pois como todo emissora de TV aberta utiliza um espaço público tem que ter um compromisso com a seriedade dos conhecimentos.
Infelizmente, veja o video abaixo.


Por favor divulguem para que espantemos essa ignorância!

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, "coisas" assim passam tão desapercebidas por serem naturalizadas desde os anos iniciais...
    Com tua licença, vou reforçar no meu blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara Roberta,
    Com certeza precisamos nos esforçar para que essas misconceptions não se espalhem ainda mais
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a repórter não quis explicar como as estações ocorrem. O título abaixo do globo descreve: Solstício de Inverno.
    Ela estava falando a respeito do solstício e iniciou com a informação de que o inverno iniciaria. Penso que são duas informações distintas. Sabemos que as estações ocorrem devido a inclinação da Terra junto com seu movimento ao redor do sol, e não pelo seu distanciamento dele. Entretanto, existe um distanciamento do sol, pois sua órbita é elíptica e a diferença entre a distância mínima e máxima do sol chega a 5 milhões de quilômetros (o diâmetro equatorial da Terra não chega a 13 000 km):
    “A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros, ou 1 unidade astronômica (UA). Na verdade, esta distância varia com o ano, de um mínimo de 147,1 milhões de quilômetros (0,9833 UA) no perélio (ou periélio) a um máximo de 152,1 milhões de quilômetros (1,017 UA) no afélio (em torno de 4 de julho).”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol#cite_note-USNO-12

    No solstício realmente há o dia mais longo, no caso do verão, ou a noite mais longa, menos luminosidade, no caso do inverno. Ele depende sobretudo da inclinação da Terra, que se altera conforme esta circunda o sol, mas, como esse movimento é elíptico, a distância participa desse evento (já que os solstícios ocorrem nos extremos da órbita elíptica da Terra). Talvez pareça confuso muitas informações meio juntas. Mas, não acho que tenha sido o desejo da repórter dizer que a distância da Terra com relação ao sol determina as estações. Ela poderia ser mais clara informando que sua fala seria sobre o solstício: menor luminosidade, dia mais curto, distância maior, embora a reportagem traga o título: “Solstício de inverno”

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruno,
    Há um erro em seu argumento. Os Solstícios não ocorrem quando a Terra está no afélio ou períélio. Em particular a Terra estará no seu ponto mais distante do Sol agora no começo de julho (dia 5) e no seu ponto mais próximo em Janeiro (dia 2). O Erro é mesmo misturar as coisas, um erro muito comum,
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  6. Rita Grala12:11 PM

    Quando eu ouvi a comentarista do tempo falando essa bobagem pensei que só eu tinha percebido. Que bom que não! Nos dias seguintes falei em todas as minhas turmas sobre equinócios e solstícios. Para minha surpresa eles já sabiam que as estações do ano tem relação com a inclinação do eixo terrestre e não com a forma eliptica da órbita terrestre. Acho que essa bobagem da Globo foi um caso isolado de burrice galopante.
    Rita Grala. Prof. de Física em Porto Alegre e em Gravataí- RS

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O cúmulo da ignorância, é espalhar ignorância. Sinto vergonha alheia da rede Globo

    ResponderExcluir
  9. globo adora alienar as pessoas!

    ResponderExcluir
  10. Olá para todos
    Precisamos realmente batalharmos para que esses conhecimentos básicos de Astronomia não deixem de ser ensinados para os alunos desde das séries iniciais para que isso não seja perdido.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas