Ontem foi a estréia das "Verdades Inventadas

Ontem  a radionovela "Verdades Inventadas", que poderá ser ouvida em 95,3 FM em São Carlos e região e também pela Internet, em www.radio.ufscar.br.Dividida em 37 episódios, a produção irá ao ar de segunda a sexta, às 8h e às 12h30. Cada capítulo tem cerca de 10 minutos de duração e narra as aventuras e descobertas da adolescente Laura. Por meio de suas experiências imaginárias – sempre resultantes da reflexão sobre seu cotidiano –, a garota viaja pelas ciências e pela história de seus grandes personagens, muitas vezes acompanhada pelo seu inseparável amigo Marquinho, pelo seu avô aventureiro ou por sua tia cientista. Nessa aventura pelo mundo imaginário, Laura, dentre outras descobertas, entende os experimentos de Isaac Newton, viaja no tempo com Albert Einstein, discute a evolução das espécies com Charles Darwin e faz uma viajem misteriosa pela ficção científica de Júlio Verne.

A produção foi realizada  Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, em parceria com a Rádio UFSCar, a radionovela recebeu financiamento da primeira edição do Prêmio Roquette-Pinto – Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, promovido pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), com patrocínio da Petrobras.

Além disso, criamos um blog pessoal para dar continuidades nas experiências de Laura,  www.viagensdalaura.wordpress.com. Lá, a protagonista da radionovela conta alguns detalhes de cada um dos episódios e disponibiliza vídeos, imagens, textos e músicas relacionadas às suas descobertas. Também há o twitter @lauracientista.

Trata-se de uma experiência interessante onde foi resgatado o estilo de radiodramaturgia, fazendo conexões com as modernas mídias aliando a isso a divulgação científica.

Verdade Inventadas pode ser ouvida também as 18hs no Programa Paideia, que realizamos todas as terças-feiras, também pela  Rádio UFSCar,
Aproveitem e ouçam o primeiro epsódio de "Verdades Inventadas" clicando aqui

 

Comentários

  1. Olá Adilson!

    gostaria de parabelizar o LAbi e a rádio da UFSCar por promover essa iniciativa tão importante de divulgação científica para a criançada!

    Acredito que esse programa poderia se tornar um ótimo instrumento para professores de escolas públicas estimularem mais ainda o interesse das crianças nos assuntos que irão estudar. Temos que fazer esse programa virar dever de casa!

    Que bacana seria saber que alguma criança se sentiu interessada por ciência depois de ouvir um episódio desse programa, mt bacana msm.

    Comprei o teu livro "a busca pela compreensão cósimica" e começarei a ler essa semana! Parabéns pelo teu excelente trabalho de divulgador da ciência!

    um abraço,
    André

    ResponderExcluir
  2. Caro André,
    Obrigado pelo comentário. Continue acompanhando a radionovela. Espero que goste do livro também.
    Um grande abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  3. Bersama Kami Agen Betting Online Terpercaya
    Dapatkan Promo Menarik Dari Agen Bolavita
    Mari Bergabung Di website www. bolavita .pro
    Bisa juga hubungi , info :
    BBM : BOLAVITA
    wechat : bolavita
    whatup : 6281377055002
    Email : cs@bolavita .com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas