Está no ar a 20a. Edição da ClikCiência





Está no ar a nova edição da ClickCiência, na qual se discute um tema muito importante para os dias de hoje. A Educação Inclusiva. Vejam o editorial e aproveitem também para baixar os podcast do programa Paideia, que vai ao ar, pela Rádio UFSCar, todas as terças-feiras a partir das 18h00.

Construindo uma nova educação

Setembro de 2008. Decreto federal número 6.571. A nova política nacional para a Educação Especial é categórica: todas as crianças e jovens com necessidades especiais devem estudar na escola regular. O prazo para que os municípios se ajustem às novas regras vai até o fim de 2010.

A escola vive, portanto, um momento de transição. Na verdade, um momento de construção de uma nova cultura escolar de respeito à diversidade; de construção de novos modelos de ensino-aprendizagem que levem em conta as diferenças físicas e biológicas dos alunos para que todos, sem exceção, tenham condições de aprender; de construção de uma nova mentalidade docente e discente comprometida com a verdadeira inclusão daquele considerado "diferente".

Diante desse cenário, muitas dúvidas passaram a afligir pedagogos, psicólogos e professores. Afinal, as escolas ditas regulares estariam preparadas para receberem os alunos com necessidades especiais? Como deveria ser a formação do professor que lecionará em classes tão heterogêneas? As atuais políticas públicas para Educação Especial seriam condizentes com as novas demandas? E assim, pesquisas e estudos dentro das universidades começaram a tentar indicar caminhos para a resolução destas e de muitas outras questões que pudessem levar à concretização eficiente daquilo imposto pela lei.

A 20ª edição da ClickCiência vai justamente ao encontro dessas pesquisas para desvendar o conhecimento que vem sendo produzido com o objetivo de incrementar o debate sobre Educação Especial. Investigamos e, agora, apresentamos discussões sobre a formação de profissionais para práticas de educação inclusiva; sobre as políticas públicas para a consecução de uma sociedade e de uma escola que atenda às especificidades das pessoas com necessidades especiais; sobre métodos educativos de atenção à diversidade; sobre a oferta de atividades e de programas educacionais para alunos com altas habilidades; e sobre o mercado de trabalho para o indivíduo especial.

Além disso, temos um artigo das professoras Maria Auxiliadora Monteiro e Claudia Tavares do Amaral, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-MG, sobre políticas públicas contemporâneas para Educação Especial, e uma resenha sobre a versão em áudio-livro do clássico "O Alienista" de Machado de Assis.Fim do editorial

Não deixe de acompanhar e boa leitura!
_______________________________________
A revista eletrônica ClickCiência é produzida pelo Laboratório Aberto de Interatividade - LAbI - UFSCar

Comentários

Postagens mais visitadas