Stephen Hawking se aposenta em Cambridge

Hoje é o dia da aposentadoria do cientista Stephen Hawking (1942) da catédra de Professor Lucasiano de Matemática da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Está foi o cargo ocupado por Isaac Newton, que dispensa apresentações e por Paul Dirac (1902-1984), prêmio Nobel de Física de 1933 (dividido com Erwin Schrödinger (1887-1961)) pelo desenvolvimento da Mecânica Quântica.



Hawking não ganhou ainda o prêmio Nobel mas ficou famoso por ser o autor de um dos maiores best-sellers de divulgação científica "Uma breve história do tempo", que o deixou mundialmente famoso. O livro foi um marco para a divulgação científica. Outro livro famoso dele é o "Universo em uma casca de noz" que também vendeu muito, mas não é tão acessível quanto o primeiro. O fato Hawking ser portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), que é  uma doença degenerativa rara que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais,  talvez ajudou para deixar mais mitológica a figura deste cientista.

Os seus trabalhos na área de Cosmologia Quântica e Gravidade Quântica lhe renderam diversos prêmios. Um dos resultados mais famosos é a previsão da emissão de radiação por buracos negros, conhecida como radiação de Hawking, na qual ele mostrou que combinando a Relatividade Geral e Mecânica Quântica poderia os buracos negros emitir radiação, por meio de tunelamento quântico.

Segundo informações que colhi no portal G1 Hawking se aposentou devido ter atingido a idade limite para ocupar o cargo e foi aposentado compulsóriamente. Contudo, ele continuará trabalhando em Cambridge como diretor de pesquisa do departamento responsável por matemática aplicada e física teórica.

Comentários

  1. Adilson, já existe data definida para a escolha do novo titular da cadeira? E existe alguma especulação sobre quem seria o provável escolhido?

    Abraços,
    Luis Santos
    (marido da "A Educadora" aeducadora.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:36 PM

    eu já li 'UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO' esse livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Hawking ainda vai brindar-nos com um grande descoberta... Aquela cabeça não para, e tornou-se muito mais capaz de efectuar de pensar e efectuar cálculos do que se estivesse em posse de todas as suas faculdades motoras... Veremos.

    ResponderExcluir
  4. Vou discordar um pouco de você Rubens.
    Eu acho que a grande contribuição do Hawking já foi dada por ele. O que deve acontecer é descobrirem a "radiação Hawking" prevista por ele há mais de 30 anos. Se isso acontecer, ele ganhará Nobel.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas