International Conference on Magnetism - Karlsruhe - Alemanha

Quarto, quinto e sexto dia:
29, 30 e 31 de julho.

Infelizmente não consegui postar nos dias anteriores, mas talvez os fatos mais interessantes foram algumas comunicações sobre novos materiais que exibem o efeito magneto-calórico, que ocorre a partir da ação de campo magnético um determinado tipo de material pode esfriar. Como isso literalmente pode ser usado como geladeira, há bastante interesse tecnológico para esses materiais.

Outro assunto interessante, e cada vez mais presente nesse tipo de conferências são o materiais da spintrônica, a eletrônica de spins, na qual deseja-se manipular informações utilizando tanto a carga como o spin do elétron (veja a coluna na ClickCiência). Mas, pela primeira vez eu vi um argumento interessante para a spintrônica, o fato que essa nova tecnologia ser "eco friendly" (algo como amigável do ponto de vista ecológico). Essa vantagem "ecológica" vem do fato que dispositivos spintrônicos deverão ter um consumo de energia mais baixo, pois muitas operações lógicas podem ser realizadas apenas manipuladon o spin, e não a carga do elétron. Qualquer pessoa que já trabalhou com um notebook no colo já percebeu o quanto eles esquentam. A maior parte do calor é gerado justamente pelo processador.

Uma das melhores palestras da conferência foi sobre um trabalho recentemente publicado na revista Science sobre a produção, pela primeira vez, de um monopolo magnético. Todos nós conhecemos que um ímã sempre apresenta dois polos magnéticos (norte e sul). Quando quebramos um ímã não conseguimos separar os polos, pois cada pedaço fica sempre com os dois polos. Mas dessa vez, o que foi obtido é um defeita na superfície de um materaial especialmente preparado, de forma a levar a formação de polos magnéticos separados.

Na seção final foi anunciado onde será a próxima ICM - Será na Corea do Sul, em julho de 2012, em Basan. Quem sabe me animo para ir até lá também.

Hoje terminou a conferência, mas a minha viagem ainda não. Amanhã embarco para Paris para ficar uma semana, mas não totalmente de férias. Estarei lá com o meu estudante de doutorado, que faz um estágio na França. Aproveitaremos os dias para discutirmos alguns assuntos, em particular sobre materiais óxidos magnéticos que ele está estudando aqui. Vou continuar o diário científico da viagem.

Comentários

  1. Anônimo2:30 AM

    hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas