quarta-feira, 29 de julho de 2009

International Conference on Magnetism - Karlsruhe - Alemanha

Segundo dia: 27/07/2009

A conferência teve início de fato. Houve a entrega da Medalha Louis Néel para o pesquisador Stuart Parking da IBM. Ele recebeu o prêmio devido a sua contribuição no desenvolvimento dos dispositivos de gravação magnética que atualmente utilizamos nos computadores. Muitos acham que ele deveria ter ganhado o Prêmio Nobel junto com o Albert Fert e Peter Grünberg, mas como dizem também, ele ganhou o dinheiro, pois a patente desse dispositivo rendeu muito. Na palestra que ele deu ele vez uma proposta ousada. Afirmou que atualmente com os dispositivos de gravação magnética tridimensionais (gravam não somente sobre as superfícies, mas também na direção vertical) tem a mesma capacidade de armazenamento de informações de um cérebro de rato e alguns anos atingiriam a capacidade do cérebro humano. Seria como ter um "cérebro na caixa" (expressão dele).
Houveram também as palestras dos dois prêmios Nobel, Fert e Grünberg. O primeiro falou sobre as pesquisas que ele desenvolve, principalmente sobre a aplicação de altas frequências em dispositivos magnéticos. O segundo, infelizmente muito idoso e com problemas de saúde, dei uma palestra sofrível e apenas falou sobre as aplicações dos dispositivos de magnetorresitência gigante (lembrando inclusive que estes são usados nas sondas marcianas). Fiquei até com pena dele, mas como a conferência é na Alemanha e ele é o último prêmio Nobel da Alemanha e da área da conferência, eu acho que valeu como uma homenagem. Provavelmente na próxima conferência, em 2012, ele não participará.

No dia 27 ainda teve a apresentação do Prof. Sérgio Rezende, que é Ministro da Ciência e Tecnologia, sobre o recente trabalho que ele publicou sobre o comportamento de ondas magnéticas de spins (como se fossem ondas de som que se propagam em um sólido). A questão interessante é que ele como minstro continua com atividade científica de alto nível (por esses motivo que ele foi convidado para falar sobre esse trabalho). Com certeza ele é o único ministro que está participando realmente como cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts