International Conference on Magnetism - Karlsruhe - Alemanha


Terceiro dia: 28/07/2009

Foi o dia das minhas duas comunicações no congresso. A primeira, na forma de poster, foi sobre o trabalho de mestrado do meu estudante Alexandre J. Gualdi, que realizamos em conjunto com o Fábio Zabotto e a Profa. Ducinei Garcia do DF/UFSCar. Tratam-se de materias muti-ferróicos, que são materias que ao mesmo tempo tem propriedes elétricas e magnéticas. No nosso caso. é uma mistura de dois materias distintos. Uma ferrita (que é magnética) e um ferroelétrico (material que gera eletricidade a partir da aplicação de pressão). Os resultados que apresentamos são sobre a observação do efeito magnetoelétrico que aparece devido a pressão que a ferrita faz no ferroelétrico devido a um fenômeno físico conhecido como magnetostricção
(quando um campo magnético é aplicado em ferritas elas expandem/contraem).

A mnha segunda apresentação foi sobre um tema que anda muito na moda que são as transições de fase quânticas. Uma transição de fase muito comum que todos conhecemos é a transição da água do estao líquido para o sólido e vice-versa. Esse fenômeno ocorre devido aos efeitos de temperatura. Numa transição de fase quântica, observamos efeitos de transição de fase que não são devidos à temperatura, mas as flutuações quânticas, que no caso do material que estudamos, se deve a introduzir um novo elemento na liga de Cr-Ti.
Foi uma apresentação oral e várias perguntas surgiram. Em particular, os nossos resultados são feitos com técnicas convencionais de laboratório e a maioria dos outros apresentados são realizados utilizando-se grandes instalações.
Sobre isso comento mais logo a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas