International Conference on Magnetism - Karlsruhe - Alemanha

Primeiro Dia: 26/07/2009

Da mesma maneira que fez na ICM 2006 realizada em Kyoto, no Japão, vou tentar fazer um relato diário das coisas mais interessantes que serão apresentadas aqui na Alemanha.
Hoje não teve de nada de importante, apenas o coquetel de recepção. Mas amanhã cedo começa para valer, com a conferência dos dois ganhadores do prêmio Nobel de Física de 2007, Albert Fert e Peter Grünberg, pela descoberta da magnetorresistência gigante e deu origem a spintrônica. As palestras deles serão sobre esse tema. Também haverá a do Stuart Parking, que talvez devesse ter ganhado o prêmio, pois foi ele na IBM que transformou esse efeito em aplicações tecnologicas, como é o caso das cabeças leitoras dos discos rígidos presentes em todos os computadores atuais.

As minhas apresentações serão na terça-feira. Estou apresentando um trabalho sobre transição de fase quântica em ligas de Cr-Ti e outro sobre as propriedades magnéticas de materiais multiferróicos. Sobre esses assuntos escreverei na terça-feira.

Mas em todas essas conferências é interessante não somente os lugares legais que podemos conhecer, como é o caso de Karlsruhe, mas também é sentir que estamos fazendo parte da fronteira do conhecimento, no meu caso, na área de magnetismo.



Comentem, por favor.

Comentários

  1. Oi, Adilson, sucesso para você!

    Vou acompanhar o desenvolvimento dessa conferência. Só gostaria de fazer um pedido: já que é a didática com que se abordam temas científicos neste blog queo faz atraente, por que não dar ao leitor uma introdução sobre esses temas mais escabrosos? Eu, por exemplo, não sou um especialista, mas apenas um interessado: "spintrônica", "magnetorresistência gigante" e "ligas de Cr-Ti" infelizmente não faziam parte do meu vocabuário, fui à procura do que são.

    Mas é claro que seria interessante alguma explicação diferente da wikipédia. Não algo que lhe dê muito trabalho, claro: apenas que pusesse uns links no final da postagem que levem a explicações sobre os temas das palestras. Um ou dois que conheça e recomende. Isso seria ótimo!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que na medida do possível farei isso, principalmente porque alguns desses assuntos já foram abordados até aqui no blog.
    Pode acessar esses dois posts para saber mais sobre magnetismo e spintrônica:
    O Caminho que a bússola nos mostrou:
    http://pordentrodaciencia.blogspot.com/2005/05/o-caminho-que-bssola-nos-mostrou.html

    Nova formas de lidar com informações
    http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao15/colunista_adilson.php

    ResponderExcluir
  3. Também desejo sucesso e espero traduções da física para "leigos inteligentes" - S.J. Gould costumava usar essa expressão. Uma das maravilhas da ciência é conseguirmos compartilhar o conhecimento.
    Assim, curta a beleza do lugar, sucesso na tua apresentação e, quando possível traduza o que sabes.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário Gladis.
    Espero que eu consiga.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Também estou acompanhando daqui e, prá variar, aprendendo um pouquinho mais (o que sou capaz) de Física e paixão pela Ciência com você!
    Um beijo,
    Mariana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas