200 anos do aniversário de Charles Darwin


Há duzentos anos no dia 12 de fevereiro de 1809 nascia o naturalista britânico Charles Darwin que realizou uma das mais importantes revoluções científicas da história da Ciência propondo a Teoria da Evolução para explicar a diversidade biológica, mostrando que as características dos indivíduos são transferidos pela hereditariedade que as espécies que mais se adaptam ao ambiente sobrevivem e passam suas características para os seus descendentes.

Essa ideia que é revolucionária sem dúvida permitiu que a biologia se transformasse em uma ciência rica e sólida conceitualmente falando. É claro que houveram muitas outras contribuições, mas a de Darwin mostra uma importante mudança de paradigma.

Ainda existem os que provocam polêmica contestando o modelo de Darwin. Como todo modelo em ciência este também sofreu modificações importantes ao longo dos anos, mas a sua essência está preservada.

Contestar os mecanismos da evolução é análogo aos inúmeros artigos que ainda circulam na internet querendo mostrar que Einstein estava errado sobre a relatividade do tempo ou limite da velocidade da luz. O que mostra se uma teoria é válida é a sua capacidade de resistir aos testes que é submetida. Nesse quesito, a teoria da evolução ainda continua sólida. Aquilo que nos parece estranho é sempre difícil de aceitar.

Infelizmente a maioria dos opositores de Darwin ainda ficam na vala comum do criacionismo e acaba levando a discussão para o terreno de ciência x religião. Não custa lembrar que estas são formas distintas de conhecimento que podem nos auxiliar a compreender o mundo a nossa volta. Essas formas de conhecimentos não devem competir.

Comentários

  1. A ultima linha do seu texto matou tudo.

    ResponderExcluir
  2. Em 1997 o Papa João Paulo II , teve que ceder a alguns conceitos disse: "Hoje, os novos conhecimentos e as descobertas obtidas em várias disciplinas nos levam a reconhecer na teoria da evolução mais que uma hipótese", porém o atual Papa a considera irracional.
    É muito complicado tratar isto na escola, principalmente para os pequenos que acabaram de fazer ou estão concluindo a catequese... falo sobre o criacionismo e a seleção natural, claro dou mais ênfase a Darwin, hehehe... mas mostro, que com o passar do tempo os organismos foram se diferenciando, uns resistiram outros foram extintos, mas existiram, ainda questiono, por que Noé não levou os Dinossauros na Arca, eram animais, existiram, eles admiram e sabem disso, pelos fósseis... acabam concluíndo que o mundo se modifica, e que as coisas não foram sempre como escontramos atualmente, conforme descrito na bíblia...complicado, tive também uma criação católica, e as vezes brinco... Se Deus criou realmente o mundo, ele fez muitas e muitas tentativas até chegar no seu real propósito...como os homens não tinham os conhecimentos necessários para explicar, criaram um poesia em genesis...Complicado, impossível impor algo, mas tento fazer com que vejam a vida com outros olhos... dou outra opção de pensamento...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas