sábado, 24 de janeiro de 2009

A nova Edição da ClickCiência

Está no ar a 13a. edição da ClickCiência. Como este será o Ano Internacional da Astronomia, a primeira edição do ano é sobre esse tema. Vejam o Editorial

Tem festa no céu!

2009 começa com comemoração na Click Ciência. Desde o final do ano passado, a equipe da revista trabalha para preparar a edição que celebra o Ano Internacional da Astronomia.

Quatrocentos anos depois das primeiras descobertas astronômicas realizadas por Galileu Galilei, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2009 será o ano do mundo relembrar a importância da Astronomia para o desenvolvimento das ciências da humanidade.

Responsável pela origem de campos inteiros da Física e da Matemática, a Astronomia colaborou com conceitos bases para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear e para a procura de partículas elementares, e foi essencial na organização do tempo e do espaço estudados pelo homem.

Nesta edição, o leitor ficará informado sobre as atividades que a Rede IYA 2009 (Internacional Year of Astronomy) está preparando para a comemoração que se estenderá durante todo o ano, nos quatro cantos do mundo. Além disso, temos reportagens que contemplam desde os caminhos a serem seguidos por aqueles que sonham com a carreira de astrônomo, até um histórico sobre a construção do conhecimento na área e dicas para quem quer observar o céu com qualidade.

Na seção Entrevistas, a professora Jane Gregório-Hetem, do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP) fala sobre o atual cenário e as perspectivas da Astronomia no Brasil.

Para nós, brasileiros, a celebração tem um gosto especial já que o principal evento do IYA 2009 acontecerá no nosso país: a Assembléia Geral da Associação Internacional de Astronomia. A escolha do Brasil para sediar a assembléia representa o destaque que a comunidade nacional de astrônomos vem ganhando no cenário mundial nos últimos anos e a relevância das pesquisas que estão sendo realizadas por aqui.

Não deixe de acompanhar. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts