59a. Reunião da SBPC - Ultimo Dia

Infelizmente tive alguns problemas para mandar as minhas opiniões sobre a Reunião da SBPC nos últimos dias. Mas hoje, vai um resumão.

Fiquei triste de ter poucos físicos na reunião, embora a assembléia geral da SBF sempre ocorre nessa reunião.
Houve um momento que foi muito interessante, que foi a palestra do Prof. Jeter que recebeu o prêmio José Reis de Divulgação Científica. Ele contou toda a sua trajetória, de mais de 40 anos, voltado a construção do museu de ciências da PUC do RS. A emoção na fala e o brilho nos olhos, mostra como é bom, após tanto trabalho, alcançar esse sucesso. Da maneira que ele contava cada pedaço do mueseu, que ele levou 4 décadas para construir, mostrava que aquilo foi feito com extrema dedicação e emoção. Realmente ele mereceu o prêmio.

O curso de Astrobiologia do Carlos Alexandre Wuensche, do INPE, foi também muito interessante.
Infelizmente, o meu "Física para Poetas" (mini-curso que eu tinha proposto para essa reunião), não deu muito ibope e por isso foi cancelado. No próximo ano a reunião será na UNICAMP. Espero que até lá eu tenha aprendido a vender esse peixe melhor.

Finalmente, como a minha primeira participação na SBPC, fiquei feliz de ter o contato com outras áreas do conhecimento de uma maneira tão informal e amigável. Deu para ampliar muito os horizontes. Em particular, no momento escrevo do restaurante do Hangar no qual ocorreu a reunião. Há um enorme quadro com a representação em cerâmica de todas as mãos que construíram na construção do préio. São centenas. Isso mostra que tudo deve ser construído com a ajuda de muitos, e não devemos nunca nos esquecer daqueles que realmente colocam a mão na massa.

Comentários

  1. Anônimo12:55 PM

    Olá Prof.º Adílson

    Tenho certeza que na próxima reunião da SBPC, o seu mini-curso "Física para Poetas" terá bastante ibope aqui na Unicamp.

    Abraços Ricardo Diaz

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor Adilson!

    Me inscrevi no seu minicurso da SBPC em belém. Fiquei triste por ter sido cancelado!! Curso Física e sempre gostei de Poesia, achei interessantíssimo essa junção pois para mim o Físico é como uma poeta da natureza que escreve em linguagem matemática!!!

    Abraço!!

    Pedro (pedro.fisica@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Caro Pedro,
    Infelizmente não houve o curso na SBPC de Belém, mas estou propondo novamente na SBPC de Campinas.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas