Astrologia Chega a Universidade

Estive na semana passada em na Universidade de Brasília e me assustei com uma faixa anunciando um encontro de Astrologia, promovido pela própria Universidade. De fato, consultando o conteúdo programático, parece ser coisa séria. Entretanto, Astrologia NÃO É COISA SÉRIA, muito menos Ciência. O grande problema é que a Astrologia não tem um modelo para explicar as possíveis influências dos astros no comportamento humano e nem mesmo qual é o origem desses efeitos. A mesma também está baseada em fatos equivocados. Por exemplo, os signos são designados em função da posição dos astros de 2000 anos atrás. Sem entrar em detalhes, lamento que essa iniciativa está ocorrendo no meio acadêmico. É claro que a Universidade é um local para se discutir idéias. Entretanto, divulgar uma pseudo-ciência com a Astrologia, é voltarmos muito para o passado.

Comentários

  1. Me diz q eu nao li isso, por favor.
    Astrologia na Universidade eh demais pro meu ecossistema.

    ResponderExcluir
  2. O Pior Lúcia que é verdade!!!
    Consultei um amigo do Instituto de Física da UnB e ele me disse que foi aprovado direitinho pelas Câmaras Superiores.... Depois de criacionismo, Agora temos isso!

    ResponderExcluir
  3. Isto é apenas a pontinha da pirâmide. Estou escrevendo um artigo sobre a invasão das pseudociências nas universidades, que apresentarei na Argentina.

    Detalhes em:

    http://dragaodagaragem.blogspot.com/2005/07/que-est-acontecendo-na-unb.html
    http://www.pensar.org/2005.html

    Parabéns pelo Blog, by the way.

    ResponderExcluir
  4. A astrologia é não é uma ciência para se acreditar e sim para se "apreender" ou seja conhecer...

    Só o conhecimento tras a compreensão ....

    Não necessita de explicações....

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MANDOU BEM NA RESPOSTA..PARABÉNS! SIMPLES E PERFEITA..O QUE O HOMEM NÃO CONSEGUE EXPLICAR ELE REJEITA.. É SIMPLES.. OU SEJA; SOMOS IGNORANTES, IGNORANTES AO PONTO DE NOS RECUSARMOS A TENTAR ENTENDER O POR QUE DESSA INOVAÇÃO NO MUNDO ACADEMICO..! ENQUANTO MANTIVER-MOS A MENTE FECHADA ..VAMOS CONTINUAR NO NOSSO MUNDINHO..LIMITADO E PERFEITO...QUANDO EXISTE MUITO MAIS A SE APRENDER, SE DEBATER...
      www.enigmadanoite.com

      Excluir
  5. Acho super necessária a sua divulgação. Pois para se falar em astrologia é necessário conhecê-la e não pré-julga-la.

    Espero que os docentes saibam do que estejam falando.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8:26 AM

    O modelo de hoje - científico- não pode compreender os meandros da astrologia, como ela "funciona", como atua no Ser.
    Não se pode jogar fora séculos de estudos e dados por conta da visão de mundo que sem tem hoje, puramente mecanicista. Assim como não se pode jogar fora tudo que Newton nos legou só porque existiu um gênio chamado Einstein.
    Muita Paz!
    Harry

    ResponderExcluir
  7. Caro Harry,
    Na minha opinião o grande problema da astrologia de não ser considerada ciência é a falta de um modelo para explicar as suas previsões e idéias. Um modelo tem que refletir uma descrição da natureza. A ferramenta adequada é tem que ser apresentada para podermos compreender e validar qualquer idéia.
    Aproveitando a sua citação sobre Newton e Einstein há uma diferença muito grande entre isso e a astrologia. Einstein modificou vários conceitos newtonianos, mas a sua teoria sempre recupera o que Newton já tinha demonstrado. Ele ampliou os seus horizontes. Até o ponto que eu tenho conhecimento, a Astrologia não substituiu nenhum modelo vigente de sucesso para explicar a Natureza, mesmo quando consideramos as relações humanas.
    Um grande Abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:31 AM

    Caríssimos colegas,
    Da mesma forma que aqui se tenta tão avidamente defender o dito conhecimento científico, a igreja católica por muito tempo matou hereges por não se adequarem aos seus dogmas. Cuidado para não se tornarem discípulos de uma nova religião!
    Johannes Kepler, brilhante astrônomo descobridor da trajeória elíptica dos planetas afirmou que, muito contrariado, foi obrigado a admitir a validade dos preceitos de correspondência astrológica, porquanto estabeleciam coincidências significativas.
    Jung chamou a esse princípio de sincronicidade, uma revolução para a teoria de causa e efeito que reinava na psicologia de sua época e mesmo na psicanálise. Uma revolução semelhante à da Física atômica.
    É claro que esse princípio não pode ser compreendido pela visão mecânica e muito menos pelo positivismo científico.
    Na minha opinião, é muito bom que a Astrologia não entre numa Universidade, pois assim ela estaria perdendo sua parte mais essencial, que é a sua correspondência analógica do macro no microcosmo. Isto resgata uma conexão que o homem perdeu há muito com os princípios formativos do Universo, como já bem nos mostraram Schopenhauer, Niezstche, Reich, Jung, Fromm. Isso nenhuma ciência, por mais objetiva e especializada que se torne será capaz de devolver ao homem, pois está em outro âmbito.
    Um grande abraço e que o diálogo continue, para o bem de todos!

    ResponderExcluir
  9. prefiro as minhas intuições ,quem tem psicologia não precisa de astrologia.a vida começa no momento da consepção e não no momento do nascimento.a ciencia é o melhor caminho que leva o homen ao auto conhecimento.tiro meu chapel pra ciencia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12:33 AM

    O problema da "ciência humana" é que insiste em ridicularizar aquilo que não tem cacife para compreender e explicar... tornando-se ridícula ela, ou as mentes limitadas que nela se apóiam. Pobres céticos. O fato de ser objeto de estudo já a faz uma ciência cujos conceitos são imutáveis a cerca de 10 mil anos. A Astronomia em última instância estuda a composição físico/quimica dos astros e a Astrologia sua função magnética e influência, inclusive nos seres vivos. Ou os planetas surgiram apenas para enfeitar o galáxia ?

    Corroboro com a opnião do Bruno Carrato Weneck acima, porém não sou tão diplomático nas respostas devido à falta de paciência com "ignorância diplomada".
    :|
    Neofóbicos !

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2:57 PM

    ASTROLOGIA SIGNIFICA AUTO CONHECIMENTO!
    Saber sobre sua personalidade, lidar com seus pontos positivos e negativos, melhorar cada um deles, conhecer as outras pessoas como nunca antes! Se existem BILHÕES de pessoas que acreditam no que vêem ... É que nem religião ! Não aprendam. Não conheçam e continuem sendo uns IMBECISSSSSSSSSS!

    Bjs de luz

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:49 PM

    Pobres homens, separatistas, equivocados, limitados. Muito mais fácil negar suas incapacidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas