21a. Edição da ClickCiência - Resíduos e Reciclagem

Está no ar a nova edição da ClickCiência. Leiam o editorial e acessem a revista em www.clickciencia.ufscar.br

A Ciência construindo a sustentabilidade

 

É difícil imaginar, mas em 1950 éramos apenas 2,5 bilhões de pessoas no mundo. De lá pra cá muita coisa mudou, e hoje somos mais de 6 bilhões consumindo recursos naturais e deixando como rastro de nossa existência muitos resíduos.

Em tempos de preocupação com aquecimento global e mudanças climáticas, a Edição 21 da ClickCiência, "Resíduos e Reciclagem", mostra como novos processos de gestão de resíduos têm buscado tornar nossa vida sustentável.

Em um cenário de grande expansão urbana, veja como usinas de reciclagem têm funcionado como soluções para um dos setores que mais desperdiça no Brasil, a construção civil. E a tecnologia, cada vez mais presente em nossas vidas, também está cada vez mais presente em nosso lixo. A crescente sucata eletrônica tem chamado a atenção de cientistas para o problema de desenvolver processos para a sua reciclagem.

Neste repensar de processos, Ana Marta Ribeiro Machado, coordenadora da Unidade de Gestão de Resíduos (UGR) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mostra, na seção de Entrevista, como o espaço acadêmico tem administrado sua própria produção de lixo.

Por fim, temos também a contribuição do astrônomo Gustavo Rojas falando sobre o lixo espacial e uma resenha sobre o documentário "Home", do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus Bertrand.

Perpassando todos os textos, fica clara a ideia de que, em se tratando de sustentabilidade, os esforços precisam ser sempre articulados, envolvendo cidadãos, indústria e governos, para que os resultados possam de fato ser positivos e significativos.

Não deixe de acompanhar e, principalmente, de reduzir sua produção de resíduos, reutilizar e reciclar!Fim do editorial


Boa leitura!

Comentários

  1. A torta de maçã do Carl Sagan - Aqui, no meu blog:

    http://imperativocientifico.blogspot.com/2010/03/torta-de-maca-do-carl-sagan.html

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos desde que sejam pertinentes aos posts

Postagens mais visitadas