ICM 2006 - Quinto e último dia

Hoje além de apresentar os meus trabalhos, que são sobre o exótico magnetismo do Cr e suas ligas posso destacar dois trabalhos interessantes:

Eletrodeposição com aplicação de campo magnético.: Um caminho interessante de se produzir os famosos materiais nanoestruturados é pela via eletroquímica. No caso específico do trabalho do coreano Jun Hua Wu ele utilizou o campo magnético para induzir uma direção de crescimento preferencial para o material. Os resultados foram interessantes, pois ele conseguiu uma mudança importante na propriedade magnética do material (a anisotropia magnética).

Semicondutores magnéticos: Os materiais semicondutores são a base da eletrônica atual. Em particular um dos temas importantes de pesquisa na área de magnetismo é produzir esse tipo de material que além de manter as propriedades interessantes para eletrônica, ele possa vir a ser também um material magnético, para ser utilizado na spintrônica. O trabalho da pesquisadora espanhola M. C, Muñoz, de Madri, mostrou uma nova forma de compreender esse tipo de material, a partir de cálculos fundamentais.

Na sessão de encerramento da conferência, foi apresentado o novo local dessa Conferência, que será em 2009 em Karlsruhe, na Alemanha. Já foi decidido também que a ICM 2012 será em Vancouver, no Canadá, pois a presença dos pesquisadores da América do Norte foi muito baixa.

Espero ainda algum comentário sobre os meus relatos do Japão.
Estou voltando para o Brasil amanhã. Serão novamente 30 horas de viagem, mas domingo estarei em casa.

Comentários

Postagens mais visitadas